Como fazer manutenção de molinetes?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Não existe nada pior do que ir para a pesca de fim de semana e notar que algum dos equipamentos está com defeito. Para evitar esse tipo de aborrecimento é importante que você faça uma manutenção regular nas peças que tanto utiliza.

Os molinetes são peças que merecem atenção especial, já que a areia, o sal e certas partículas de sujeira podem se acumular no local e quando não há uma limpeza correta o equipamento pode engasgar, forçando até mesmo a troca. Para evitar problemas do tipo, saiba como fazer manutenção de molinetes de forma correta e aumentar sua vida útil.

Não lave o molinete com água

Alguns equipamentos de pesca podem ser lavados com água corrente para retirar a areia e o sal, porém o molinete não deve entrar em contato com a água. Dentro do molinete existem os rolamentos, que são anéis de metal com esferas internas de ferro, e se a água cair nessa parte essas peças acabam oxidando.

Depois de oxidadas, elas peças precisam ser trocadas e às vezes não existe reposição, fazendo com que você tenha que comprar um molinete novo.

Desmontando o molinete

Em local iluminado, forre uma superfície com um pano escuro ou folha de jornal e com o auxílio da chave de fenda retire o protetor da manivela para iniciar a manutenção de molinetes. A dica para não se perder é organizar todas as peças por ordem de retirada sobre a mesa.

Caso deseje, você também pode tirar uma foto de como a peça estava encaixada para saber como recolocar no final.

Limpeza das peças

Com o molinete desmontado, utilize querosene para limpar cada uma das peças com o auxílio de um pano macio. Vá limpando uma por uma sem se esquecer de retirar o excesso do produto. Deixe secar à sombra.

Cuidado com lubrificantes

O molinete precisa de lubrificação regular para sua manutenção, mas é importante que você tome cuidado com os produtos usados. O óleo para manutenção deve ser fino e usado apenas uma gota, pois seu excesso pode prejudicar o funcionamento da peça.

Quanto à graxa, deve ser usada apenas as próprias para rolamento e devem pouco pastosas, que resistem a altas temperaturas. Elas devem ser aplicadas apenas nos dentes das engrenagens e nunca em excesso.

A correta lubrificação

Durante a manutenção de molinetes, aplique óleo lubrificante em spray em todas as peças e deixe secar mais uma vez. Assim que estiverem secas, aplique graxa no dente das engrenagens e apenas duas gotas óleo fino nos rolamentos.

Remontagem do molinete

Assim que todas as peças estiverem limpas, lubrificadas e secas, é hora de remontar o molinete. Para isso, comece a recolocar as peças começando pela última que você retirou até chegar à primeira e por isso é importante mantê-las organizadas para que a montagem fique mais fácil.

Cuidado na hora de desmontar a peça

Para uma manutenção de molinetes  completa, o ideal é que você desmonte o equipamento e o limpe – peça por peça. Porém, esse processo só deve ser feito se você tiver familiaridade com as peças e caso sinta-se inseguro você pode procurar um especialista para fazer uma manutenção regular do seu equipamento.

Fazer a manutenção de molinetes dará uma vida útil muito maior as suas peças, assegurando o seu investimento. Diga nos comentários como você faz a manutenção do seu equipamento e troque ideias com outros pescadores!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×