Confira quais são os quatro peixes mais encontrados no Brasil para a pesca esportiva

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você é daquelas pessoas que está sempre em busca de peixes cada vez maiores e mais bonitos, leia este post até o fim e conheça as principais espécies esportivas de peixes que você vai encontrar pelo Brasil.

Não se esqueça de ir preparando a vara e o seu molinete, que você não vai aguentar ficar em casa por muito tempo sem sair para pescá-los por ai!

Apaiari: um clássico da pesca esportiva

O apaiari é um belo peixe, muito procurado por aquaristas, por possuir características exóticas. Ele é um Cichlidae, da família da tilápia, acarás e tucunaré. Você vai encontrar este peixe da pesca esportiva na região amazônica. É um peixe pequeno e dócil, com cerca de 30cm e pesa em volta de um quilo. Apesar disso, é um peixe valente e dá um bom trabalho para o pescador.

Mesmo ele sendo da região da Amazônia, esta espécie foi introduzida em Açudes no Nordeste e em represas do Sudeste do Brasil. A pesca do apaiari precisa ter paciência, pois ele costuma analisar a isca, antes de mordê-la. Muitas vezes, é preciso até relançá-la algumas vezes até que ele a pegue.

Apapá: o famoso sardinhão

O Apapá – também chamado de sardinhão, dourada, amarela, sardinhão-amarelo, peixe-novo e tubarana – pode ser encontrado nas bacias amazônicas e no Tocantins-Araguaia. Chega a medir até 70 cm de comprimento e pesar até 7,5 quilos.

O peixe se alimenta de insetos e pequenos peixes. Mas também é possível pegá-los com iscas artificiais de superfície ou sub-superfície. Uma dica para a sua pesca esportiva ser mais eficiente é usar linha de multifilamentos e anzóis bem finos e bem afiados. Se for soltá-lo, solte-o o quanto antes, pois ele não aguenta muito tempo fora d’água.

Barbado: o rei dos barbilhões

Este nome se deve aos seis barbilhões que ele possui no canto da boca. Este peixe comum na bacia amazônica, pode chegar a pesar até 12 kg e medir 1,20m.  Ele vive no fundo dos leitos dos rios de médio e grande portes.  Você também pode encontrá-lo no Pará, no Mato Grosso, em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Você pode encontrá-lo facilmente em pescarias de pintado e cachara, pois habita as mesmas regiões e é possível pegá-lo com o mesmo equipamento. Mas prepare-se: quando fisgado é um peixe que briga muito mais que o pintado e a cachara, o que o torna ideal para a pesca esportiva.

Cachara: o peixe malhado

Para você reconhecer uma cachara, basta observar suas manchas em forma de malhas que começam na região dorsal e se estendem até o ventre. Pode chegar a medir 1,20m e pesar até 25 kg, possui seis barbas na cabeça – que são seus órgãos sensitivos – e seu corpo é alongado e roliço.

Você encontra a cachara em canais de rios, poços profundos e grandes, praias, igapós e matas inundadas, onde estão suas presas e se escondem dos predadores ao mesmo tempo. Existem regiões onde o cachara ultrapassa os 20 kg, como entre o Pará e o Mato Grosso e, por isso, ele é tão procurado na pesca esportiva.

Esses são só alguns dos milhares de peixes esportivos que você pode encontrar Brasil à fora. Lembre-se sempre de respeitar a época de reprodução deles para pescá-los. Qual o seu peixe favorito nesta lista? Deixe os seus comentários abaixo.

Obs.: Não se esqueça de escolher bem os equipamentos para pescar cada tipo de peixe!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×