Os 3 melhores destinos para pescar na região Sudeste do Brasil

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Hoje estreia aqui no blog uma série de posts sobre a pesca em cada região do país. A ideia é criar um guia para a pescaria de cada região com melhores rios para pesca, características, dicas e o que mais for importante para você pescar melhor, não importa onde.

Vamos começar hoje com a região sudeste. Os três principais destinos de pesca em água doce desta região é o Rio São Francisco, mais para a região do sul de Minas, a represa de Furnas, em torno da cidade de Alfenas também em Minas Gerais e o Rio Paraibuna que banha o Rio de Janeiro e Minas Gerais. É sobre estes destinos que vamos falar hoje. Pronto para embarcar nessa com a gente?

1) Rio São Francisco

No Rio São Francisco você vai encontrar mais de 152 espécies de peixes como curimatã-pacu, dourado, surubim, matrinxã, mandi-amarelo, mandi-açu, pirá e piaui-verdadeiro.

No norte de minas foi encontrado recentemente uma nova espécie de Piau. Ele tem um porte pequeno, com cerca de 10cm, tem máculas pretas grandes distribuídas pela lateral do seu corpo. Se você tem interesse em pescar diferentes espécies, o São Francisco no norte de minas pode ser uma ótima opção.

A melhor época para pesca no Rio São Francisco é de março a outubro quando a temporada de cheias acaba. Apesar de que, neste ano, não choveu muito o que deixou a temporada de cheias bem seca, facilitando a pesca nestes períodos. No entanto, prefira pescar entre março e outubro, pois fora deste período há a época da Piracema, por exemplo, quando a pesca é proibida. Já falamos sobre isso aqui.

O que levar para a pesca no São Francisco?

Iscas indicadas: natural pequenas, artificiais de superfície, meia-água e fundo.

Equipamento: vara média/pesada 5,6 a 6.0 e linhas de 8 a 17 libras.

2) A Represa de Furnas

A represa de furnas, também conhecida como o mar de Minas, faz parte de 34 municípios de Minas Gerais e oferece uma ótima infraestrutura tanto para pesca quanto para mergulho e outras atividades náuticas.

É uma região muito bonita o que pode render uma pesca com grandes riquezas naturais. E se você não pescar muito, pelo menos vai se encantar com as belezas do lugar.

Mas a represa oferece ótimas condições para a pescaria, com bons pontos de pesca, e tem em suas águas espécies como Tucunaré, o mais famoso da região, Trairão, Corvina e Pintado.

A melhor época para pescar lá também é entre março e outubro, mas o melhor mesmo é ir no começo da temporada. A represa de furnas tem uma atividade turística sempre intensa que piora durante a alta temporada de pescaria. Então se você quer tranquilidade, vá no começo.

O que levar para a pesca em Furnas?

Iscas indicadas: lambari, zara, popper, minhoca

3) Rio Paraibuna

Outra opção de rio para pesca no sudeste é o Rio Paraibuna. Nele você vai encontrar as espécies Tucunaré, Dourado e Piabanha, esta última se refere a um peixe que se tornou símbolo do rio e foi muito capturado na década de 50. Hoje, há um programa ambiental de repovoamento da espécie. Mas é o Tucunaré uma das espécies mais pescadas no rio hoje.

E no caso do Rio Paraibuna, o melhor período para pesca é no começo entre março e outubro quando a temporada de cheias já acabou.

O que levar para a pesca no Paraibuna?

Iscas indicadas: zara, lambari, stick, popper, minhoca

Equipamento: Vara leve, carretilha pequena, linha 20 a 30 lbs

Como você pode notar, a pesca de água doce da região sudeste tem seus melhores destinos no estado de Minas Gerais. Então, se você for planejar uma pesca nesta região do país, escolha o estado mineiro.

E se você já pescou por estes lados, conte pra gente como foi suas experiência!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×