Quais as varas mais indicadas para a pesca esportiva?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cremonesi-Quais-as-varas-mais-indicadas-para-a-pesca-esportiva

Escolher a vara de pesca é uma atividade difícil para os pescadores novos, até porque as varas de pesca concentram uma quantidade grande de variáveis que determinam sua utilização. Além disso, depois de escolher a vara mais interessante o pescador deve avaliar o material na qual a mesma é produzida, e também se ela possui opção para sua carretilha ou molinete de preferência.

Pensando na dificuldade do pescador novo resolvemos criar uma lista indicando algumas varas para cada tipo de utilização na pesca esportiva. Vamos a elas:

Peixes pequenos na praia ou no rio

A pesca esportiva de peixes de pequeno porte permite que o pescador utilize varas Ultraleves (Ultra lights – UL), com menor potência e resistência (para até 2,7 kg). Para pesca embarcada a vara não precisa ser muito comprida, mas para pesca de barranco ou de praia é necessário um bom comprimento que auxilie no lançamento da isca.

Peixes como lambaris, pequenas tilápias e outros exemplares de pequeno porte já são acessíveis com esse equipamento. As varas para essas modalidades podem ser de ação moderada e até lenta, em função do pequeno peso dos exemplares é bom que a vara não seja sensível demais.

Peixes médios em represas ou rios

Peixes médios podem ser obtidos em pesca esportiva com varas Leves (Lights – L), resistente até 5,4 kg, ou de resistência Média (Médium – M), que tem capacidade de fisgar até 6,4 kg. Peixes como tilápias, matrinxãs, tabaranas, robaletes, e os mais pesados como robalos, black bass, traíras, sargos e peixes um pouco mais pesados são alvos resistentes para varas como essas.

Peixes mais médios ou pesados exigem no mínimo varas de ação moderada ou rápida. Para esse tipo de pesca é bom que elas sejam mais compridas pois permitem um lançamento mais longo com iscas um pouco maiores, entre 7g e 28g, por exemplo.

Pesca esportiva de peixes grandes exige grandes responsabilidades

Quando se investe em uma pesca esportiva para fisgar peixes maiores é bom estar preparado para adquirir equipamento mais exigentes. Varas de resistência Pesada (Heavy – H) que suportam até 13,6 kg e varas de resistência Ultrapesadas (Musky) resistem até 15,9kg são varas fortes para pesca em alto mar, principalmente, ou nos rios da região amazônica.  

Varas para pesca de alto peso devem ser de ações Moderada ou Rápida, pois devem permitir que o pescador fisgue com controle, mas sem arriscar de perder a vara. O comprimento delas deve ser grande, pois é necessária uma área de manobra para manejar grandes peixes. Dentre os peixes alvo desse equipamento estão jaús, pirararas, meros, badejos, grandes garoupas, grandes pintados, dourados do mar e também atuns, piraíbas e meros.  

Agora que você já deve saber que vara vai usar quem sabe você confere o nosso artigo que ajuda você a escolher entre molinetes e carretilhas? Veja aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×