6 cuidados importantes que você deve ter com a sua vara de pescar

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Manter os equipamentos bem cuidados é uma atenção indispensável para garantir uma boa pescaria, pois assim você não perde rendimento e nem sofre com os prejuízos de se deparar com ferramentas deterioradas. A vara de pescar, por exemplo, é um dos equipamentos mais importantes para uma boa experiência na pescaria, e por isso precisa de cuidado extra na manutenção e conservação. Para que sua vara dure por muito mais tempo, confira seis cuidados importantes que você deve ter com ela!

Escolha a chumbada corretamente

Avaliar a chumbada a ser escolhida é fundamental para cuidar da conservação de sua vara de pescar. Cada vara suporta um peso máximo e escolher uma chumbada muito pesada para a sua vara pode fazer com que ela termine se quebrando.

Use a vara certa para cada pescaria

Uma pescaria oceânica não tem as mesmas necessidades de uma pesca em barranco e por isso é preciso pensar na vara correta para cada tipo de pescaria. Uma vara de pescar que exija maior esforço, por exemplo, requer que seja um modelo mais reforçado. Usar a vara incorreta para o tipo de pescaria escolhida pode fazer com que não apenas você perca eficiência, mas que a sua vara acabe quebrando ou sofrendo avarias.

Transporte a vara de pescar corretamente

Deixar que a vara de pescar não possua uma proteção especial durante o transporte pode fazer com que ela sofra impactos que podem ser prejudiciais para o seu desempenho. Cuidar do transporte da vara, como ao utilizar um tubo para transporte, faz com que a vara dure mais tempo e fique mais conservada.

Guarde a vara na posição correta

Sua vara de pescar deve ser guardada entre uma pescaria ou outra na posição vertical, pois isso evita que ela acabe entortando ou adquirindo uma memória indesejável. O ideal é ter um espaço reservado exclusivamente para o armazenamento da vara, longe de impactos e de fatores como umidade e luz solar.

Também é possível utilizar o tubo de transporte para armazenar a vara, economizando espaço e garantindo que ela esteja sempre protegida.

Faça a limpeza após cada pescaria

Ao retornar da pesca, por mais que sua vara esteja aparentemente limpa, é importante utilizar água e sabão neutro para uma limpeza completa. Essa limpeza é indispensável no caso de pesca em água salgada, pois será responsável por retirar a areia e o sal, evitando a oxidação e a corrosão de componentes.

O ideal é que a vara de pescar seque na sombra pra evitar manchas na pintura e o uso de produtos corrosivos é vetado. Caso a vara possua cabo de cortiça é ainda mais importante promover a secagem correta para que a região não termine estufando.

Cuide do arremesso

Saber como arremessar corretamente também é um cuidado de manutenção da sua vara de pescar, já que um arremesso feito da maneira incorreta pode fazer com que ela dobre, sofra impactos e até mesmo termine quebrando. Por isso, mantenha sempre o baço na posição correta na hora do arremesso – geralmente, 90 graus – e faça o lançamento de maneira precisa sem exercer pressão excessiva na vara. Caso sua vara de pescar seja flexível, você pode fazer o lançamento com o movimento conhecido como chicote, como no caso da pesca fly.

Ter alguns cuidados com a vara de pescar, como os que dizem respeito ao seu transporte, armazenamento e limpeza, garante que seu equipamento de pescaria dure muito mais tempo e seja mais eficiente. Quais são os seus cuidados com sua vara de pescar? Você possui algum truque especial? Não deixe de comentar e participar.

Quer conferir outras dicas essenciais para um bom pescador? Faça o download do nosso guia básico de pescaria e se mantenha sempre informado para sua próxima aventura!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×