Locais para a pesca: 10 melhores rios para a pesca esportiva (e mais uma dica bônus)!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca esportiva é uma das preferências nacionais – e o que não faltam no nosso país são excelentes rios para a prática. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas na hora de encontrar os melhores locais para a pesca.

Neste post, selecionamos os rios mais procurados por pescadores profissionais e amadores – e que precisam fazer parte do seu roteiro de pesca. Confira!

 

1-  Rio Madeira

Conhecido pela sua extensão, o Rio Madeira é um dos mais famosos e procurados locais para a pesca no país. Localizado no estado do Amazonas, esse rio abriga dezenas de espécies com diversos tamanhos e desafios.

Os mais famosos, contudo, são: Tambaqui, Pirarucu, Pacu, Jatuarana, Piranha e, claro, o Tucunaré – disputado por pescadores de todo o mundo. Aliás, é para a pesca desse peixe que, sazonalmente, os turistas participam de temporadas de pesca.

 

2-  Rio Paraibuna

Localizado no estado de São Paulo, o Rio Paraibuna chama a atenção por estar em uma área com muita mata atlântica ainda preservada.

O principal destaque desse rio é a Piabanha (que se tornou símbolo do Paraibuna na década de 50). Além dessa espécie, ainda é possível encontrar outras “estrelas”, como o Tucunaré e o Dourado.

 

3-  Rio Grande

Muito famoso entre os pescadores, o Rio Grande está distante cerca de 400 km da capital paulista. O motivo para esse rio ser tão procurado é que ele abriga duas espécies de Tucunaré – algo difícil de ser encontrado na região sudeste.

Assim, nessas águas, você conseguirá encontrar vários exemplares do Tucunaré amarelo e azul, sendo que alguns chegam a pesar até 5kg!

 

4-  Rio São Francisco

O “Velho Chico” é um dos principais rios do Brasil, banhando 500 cidades na região sudeste e nordeste. Entre os pescadores, ele também é um dos locais para a pesca mais conhecidos.

Sua fama se dá graças às diversas espécies que vivem nas várias regiões cortadas pelo São Francisco. Os locais mais famosos para se pescar nesse rio são as cidades mineiras de Pirapora e Três Marias, onde os pescadores conseguem encontrar Matrinxãs, Dourados, Piaus e vários outros peixes.

Ao longo do rio existem mais de 152 espécies. Mas, para quem deseja pescar no São Francisco, a dica é programar muito bem a data, dando preferência aos meses de março a outubro, quando as águas estão mais baixas.

5-  Rio Araguaia

Para a maioria dos pescadores brasileiros, o Rio Araguaia é um dos destinos imperdíveis para a prática da pesca esportiva. Além da enorme variedade de peixes, as paisagens naturais também encantam os visitantes.

Aliás, a variedade de espécies abrigadas pelo Araguaia é tão grande que ele é comparado, em termos de importância ecológica, ao pantanal mato-grossense. As espécies mais procuradas são as Pirararas, os Filhotes, os Matrinxãs, as Cachorras, os Tucunarés e os Dourados.

O Araguaia corta os estados de Goiás, Tocantins e Pará e muitas das cidades ribeirinhas são preparadas para a pescaria, aumentando a quantidade de pontos de pesca.

As melhores épocas para pescar nesse rio são entre os meses de abril e junho, quando o volume de água está menor.

 

6-  Rio Paraguai

Aliás, falando no Pantanal, ele é o destino favorito de pescadores profissionais e amadores e o Rio Paraguai é um dos destaques da região.

O rio nasce no Mato Grosso e segue até o Mato Grosso do Sul, desaguando no Rio Paraná. O principal ponto de pesca, contudo, fica na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, conhecida carinhosamente como a “capital do Pantanal”.

Se a sua ideia é pescar no Rio Paraguai, atenção, porque a pesca só é permitida entre março a outubro. A época mais indicada, no entanto, é em junho e julho, quando as águas estão mais baixas e é possível encontrar Jaús, Pintados e Surubins. Nos meses seguintes, a pesca de Pacu é a mais recomendada.

 

7-  Rio Guaporé

O Rio Guaporé integra a Bacia do Amazonas. Ele nasce no estado do Mato Grosso e passa por Rondônia e pela Bolívia, até desaguar no Rio Mamoré.

Sua localização é estratégica, pois ele fica entre as bacias do Rio Amazonas e do Rio da Prata. Isso significa um ecossistema muito rico, com uma diversidade enorme de peixes de couro e de escamas.

No período de seca (ou seja, entre os meses de março a outubro), é mais fácil encontrar Pirararas, Capararis, Cachorras, Palmitos e Tucunarés.

 

8-  Rio Roosevelt

Esse rio é chamado assim em homenagem ao presidente norte americano Theodore Roosevelt que participou da expedição de descoberta do leito no início do século XX.

O Roosevelt nasce em Rondônia e passa pelos estados de Mato Grosso e Amazonas, desaguando no Aripuanã. Ele é conhecido pela presença de peixes considerados mais “agressivos”, por isso é importante sempre usar os equipamentos certos.

Entre as espécies mais procuradas estão: Bicudas, Matrinxãs, Corvinas, Cachorras, Pirararas e Tucunarés.

 

9-  Rio Trombetas

O Rio Trombetas se localiza no estado do Pará e é um dos maiores destinos de pesca esportiva do país, por isso não poderia ficar de fora da nossa lista com os melhores locais para a pesca.

A espécie mais famosa da região são os “trairões”. Além deles, o Trombetas guarda uma série de espécies de peixes grandes – capazes de travarem um verdadeiro combate com os pescadores, como o Robalo, que  também é característico do rio.

 

10- Rio Negro

Mais um rio localizado no Amazonas e extremamente conhecido pela sua importância para a região e beleza turística. Para a pesca, esse também é um dos destinos mais procurados no Brasil, já que oferece uma variedade única de espécies.

O principal destaque são os Tucunarés, mas além deles, os pescadores poderão encontrar vários outros peixes grandes e com muita força, o que proporciona pescarias cheias de emoção e adrenalina.

 

Dica bônus: como escolher os melhores locais para a pesca?

Além dos rios famosos, existem vários outros locais para a pesca que você poderá se aventurar. Para saber se é uma boa ideia pescar na região, existem algumas dicas importantes que precisam ser consideradas, como:

  • presença de aves aquáticas;
  • proximidade com pedras, já que são refúgios naturais de pequenos peixes (e onde os maiores vão para caçar);
  • presença de troncos e árvores submersas (locais também usados para os peixes maiores caçarem);
  • margens com capim (onde os peixes pequenos se refugiam da caçada dos maiores);
  • presença de árvores frutíferas;
  • presença de cachoeiras ou corredeiras (locais onde os peixes maiores costumam se alimentar).

De qualquer forma, antes de escolher os locais para a pesca, se certifique de que é permitido praticar a pesca esportiva na região e evite problemas com a fiscalização.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nossas dicas de locais para a pesca com seus amigos nas redes sociais!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×