Aprenda como escolher uma boia de pesca ideal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cremonesi-Aprenda-como-escolher-uma-boia-de-pesca-ideal

As boias de pesca são um equipamento cada vez mais requisitado pelos pescadores amadores, pois ajudam muito a fisgar mais peixes e mais rápido. Principalmente em pesqueiros do tipo pesque-e-pague, as boias são ótimas aliadas do pescador porque permitem fisgar peixes maiores e até mais profundos pelo simples fato de atraí-los com facilidade.

As boias sempre foram muito importantes pois possibilitam que os pescadores saibam em que ponto do rio, lado ou mar a linha se encontra e se ela está sendo fisgada por algum peixe. Geralmente as boias são feitas de isopor, plástico ou cortiça, mas podem possuir inúmeros formatos, desde as simples boias em formato de peão até as boias especificas para cada tipo de peixe e tipo de pescaria.

Aprenda, com a ajuda desse artigo, a escolher uma boia de pesca ideal!

Facilidade em lagos e estuários

Para pequenos cardumes e peixes médios é sempre bom ter uma boia cevadeira a mão. Ela é uma das mais populares boias nos pesqueiros pesque-e-pague e em lagos, estuários e represas onde a água é menos mexida. Serve para atrair os peixes logo que o anzol cai na água, pois tem um compartimento que guarda cevada, ração ou qualquer outro tipo de isca natural para a mesma seja liberada assim que a boia cair na água, ficando assim, a mercê dos chicotes do pescador.

As boias rolha que também são chamadas de boia de pesca torpedo, são bem apropriadas para a pesca de tilápia. São geralmente boias pequenas que carregam consigo uma peça de chumbo para ajudar no lançamento da mesma e no momento dela entrar na água.

Já a boia de pesca de carpas e robalos são rechonchudas e mais alongadas para ajudar que o peixa as visualize. Podem vir com ou sem chumbo, mas geralmente como já possuem um bom peso trabalham sem acessórios.

As boias para tainha são um tipo específico de boias cevadeiras, então as cevadeiras anteriormente citadas também podem ser usadas. Mas a tainha como um peixe muito escorregadio pode ser fisgado também com boias para peixes mais espertos. Então quando você for pescar tainha pode utilizar boias caneta ou tradicionais boias grandes para lambari, mas não esqueça de um chicote bem feito.

As boias charuto, torpedo, caneta ou palito são especificas para lulas ou curimbas.  Ficam sobre a água para manter o pescador atento e para não deixar as iscas chamarem os peixes. Como são muito sensíveis geralmente são utilizadas sem chumbos para que toques sutis possam ser identificados com facilidade.

Pescas noturnas

A boia de pesca ideal para atividades noturnas é a boia luminosa, apropriada para pescas noturnas de várias espécies diferentes, como peixe-espada e pintado. A boia é vazada na parte interna onde geralmente há uma pequena lâmpada a ser acesa pelo pescador antes do lançamento para que se saiba onde está isca e para atrair o peixe de um modo mais fácil.  

Grandes lançamentos de boia de pesca

Embora todas as boias sejam preparadas para seu lançamento, algumas são mais apropriadas para a necessidade de um arremesso a maior distância. As boias torpedão ou balão são classificadas como boias de arremesso, tem um chumbo que ajuda no equilíbrio do peso, permitindo assim tiros bem longos.

Gostou das nossas sugestões de boia de pesca ideal para o seu estilo de pescaria? Venha ver mais dicas sobre como se preparar para essa atividade no nosso blog!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×