5 dicas de manutenção para equipamentos de pesca

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Investir em bons equipamentos para a pesca faz toda a diferença e garante muito mais diversão e segurança na hora de praticar a atividade. Mas para que o investimento dure por bastante tempo é necessário que você faça uma manutenção nos equipamentos que acabam se tornando seus companheiros de fim de semana – afinal, um equipamento em estado ruim acaba prejudicando a pesca.

Confira cinco dicas de manutenção para equipamentos de pesca e saiba como conservá-los por mais tempo.

Comece limpando a vara

Assim que chegar em casa, separe todos os seus equipamentos de pesca e comece a limpeza pela vara. No processo de manutenção para equipamentos de pesca verifique se ela está desgastada ou com alguma avaria, já que algumas varas de pesca de material como o grafite são mais frágeis e acabam sofrendo danos ao pegar um peixe de porte grande ou até mesmo bater em superfícies.

Se observar alguma ranhura, cheque se o dano foi profundo e caso seja, o ideal é que você procure uma pessoa especializada para o conserto ou adquira outro equipamento. Se o dano for superficial, aplicar Epoxy pode ajudar. Lave a sua vara apenas com água corrente e caso sinta a necessidade use um pouco de sabão neutro.

Limpe a carretilha e o molinete

A carretilha e o molinete exigem atenção especial na hora da manutenção para equipamentos de pesca. Resíduos de sal e areia podem comprometer o equipamento e prejudicar pescarias futuras, por isso é importante que você lave-os com água corrente. Normalmente, o fabricante dá instruções de manutenção do equipamento que podem ser seguidas em casa.

Caso você conheça como funciona o seu equipamento, pode optar por desmontá-lo cuidadosamente e limpar as peças com o auxílio de óleo, água e querosene. Mas lembre-se: só faça isso se você souber como manusear cada peça, pois algumas não podem ser molhadas.

Troque as linhas regularmente

O uso constante da linha faz com que ela comece a perder elasticidade, fazendo com que possa arrebentar facilmente. Tendo isso em vista, utilize a mesma linha no máximo em cinco pescarias seguidas e troque após esse período.  Não deixe a linha ficar com aspecto opaco, pois quando ela atinge esse estado é porque o material já está comprometido.

Transporte o equipamento em local adequado

Transportar o seu equipamento de pesca de um jeito adequado é outra forma de fazer com que ele dure mais tempo. O ideal é levar a vara, carretilha e molinete separados em bolsas e tubos específicos. Isso irá evitar que o equipamento quebre ou arranhe.

Tenha sempre uma bolsa com compartimentos para guardar as linhas e outros equipamentos separadamente, facilitando na hora de encontrar o que você precisa.

Faça uma manutenção especializada

Com os equipamentos de pesca se modernizando cada vez mais, fica difícil conhecer todas as peças e desmontar da maneira correta para fazer a manutenção. Por isso é recomendado que você leve todo o seu material para uma manutenção com um especialista a cada três meses. Ele irá avaliar as condições de todos os equipamentos e analisar a frequência com que você deve fazer a manutenção.

O especialista irá limpar todas as peças e você terá um equipamento praticamente novo em mãos.

As dicas de manutenção para equipamentos de pesca incluem cuidar da limpeza e do transporte das peças e farão com que o investimento que você fez não seja jogado pelo ralo. Conte nos comentários como você costuma fazer a manutenção do seu equipamento ou tire suas dúvidas!

Quer conferir outras dicas básicas de pescaria? Faça o download do nosso guia de pesca agora mesmo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×