5 dicas de segurança para a prática de pesca de barranco

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca de barranco é uma das modalidades mais praticadas por pescadores no Brasil devido à grande extensão da nossa rede pluvial. Diferente de outras modalidades de pescaria, a de barranco tem características próprias, exigindo um cuidado maior dos pescadores.

A pesca de barranco geralmente é praticada a beira de rios e represas com correnteza o que modifica um pouco a relação do pescador com o rio. Além disso existem muitos locais para pratica desse tipo de pesca que são de difícil acesso, gerando ainda outros complicadores quando é necessária uma volta rápida a cidade, como no caso de alguém se ferir nos pedregulhos dos rios.

A necessidade do pescador as vezes precisar entrar no rio já é um sinal de perigo quando ele não conhece o mesmo. Por isso vamos anumerar alguns tópicos relativos aos cuidados a serem tomados durante a pesca de barranco:

Conheça o barranco e o rio

Para se ter segurança na pesca de barranco é necessário que o pescador conheça os detalhes do rio, para que se for necessário adentrar o mesmo os pedregulhos não surpreendam o pescador.

Conhecer o rio e sua correnteza ajudam inclusive em saber onde os peixes passam mais e quais são as regiões da costa que podem render uma pescaria melhor.

Proteja os pés e pernas

Embora pescar seja uma atividade de recreação não é aconselhável utilizar chinelos. O aconselhável em uma pesca de barranco é a utilização de botas que suportem tanto a entrada eventual na água quanto protejam suas pernas de picadas de cobras e animais sempre presentes próximos a rios e em matos próximos a ele.

Não brinque com o sol na pesca de barranco

Tomar uma insolação é a única coisa que você não vai querer depois de uma pescaria. Como a pesca de barranco geralmente é perto do mato, o calor pode parecer ainda mais intenso, por isso se proteja com óculos, chapéu e protetor solar para que nada possa dar errado.

Saiba com que animais está mexendo

Ir pescar no mato pode ser bem chato se você não suporta pernilongos, por isso nunca deixe de levar repelentes, remédios e provisões de primeiros socorros caso você precise de algum cuidado especial como alergia a algum tipo de bicho. Todas essas medidas podem parecer exageradas, mas devem ser tomadas para que você tenha bons momentos de diversão e sem stress durante toda estadia

Equipamentos corretos

A pesca de barranco também tem características especiais das outras modalidades de pesca quando se planeja os equipamentos para levar a pescaria. É necessário conhecer o rio que se irá jogar a isca, pois dependendo da região que você estiver você ter a necessidade de levar equipamento mais forte, como para usar nos rios da região norte do país, ou um equipamento médio que pode servir para qualquer tipo de rio e barranco. Conheça alguns tipos iscas artificiais ideais para usar nessa prática.

Agora é só preparar o isopor com o que você vai beliscar e beber enquanto o peixe fisga sua isca e relaxar se divertindo. Quer saber como não errar no planejamento da pesca de barranco? Confira aqui mais algumas dicas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×