6 cuidados que você deve ter durante a prática de pesca de barranco

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca de barranco é a mais praticada no mundo todo. É uma modalidade simples de pescaria, praticada por muitos amadores, que permite um contato mais profundo com a natureza. É uma forma mais direta de desafio, de tentar se integrar ao meio agreste, de adaptar-se da melhor maneira à natureza bruta.

Por ser bastante natural, a pesca de barranco oferece alguns perigos e o pescador precisa estar preparado para eles. Confira a seguir sete cuidados que devem ser tomados ao se praticar essa modalidade de pesca!

Cuidado com a ação do sol

Use roupa com tecido que reduza a ação solar durante a pesca de barranco. O ideal é que seja uma roupa de cor refletiva, que não absorva a radiação solar, evitando o acúmulo de calor. Leve também chapéu ou boné, óculos escuros, um guarda-sol (quando resolver descansar um pouco), protetor solar e uma roupa de reserva.

Cuidado com a água

Da mesma forma que você vai se prevenir da ação intensa do sol, deve também se prevenir da água. Não estamos falando somente da água do rio, mas também da água de chuva – daí a importância de vestir uma roupa que seja também impermeável (pode levar uma capa), além de guarda chuva e chapéu.

Certamente, você não vai se planejar para praticar pesca de barranco em épocas chuvosas, mas o tempo é, muitas vezes, imprevisível e é bom estar preparado. Botas também vão te proteger quando tiver que entrar na água.

Cuidado com os animais

Um dos principais perigos que a pesca de barranco oferece é a elevada possibilidade de ser picado por algum inseto ou mesmo cobra. Animais venenosos podem ser encontrados tanto na vegetação quanto na água, escondidos em furnas, em cima ou abaixo das pedras. Mais uma vez, a roupa serve como protetor (roupa com tecido grosso é a melhor), bem como as botas que, além de evitar que a água penetre nos pés, protegem contra um eventual ataque rasteiro de animal (cobra, formiga, escorpião). Leve também repelentes para insetos.

Cuidado com as irregularidades do terreno

Outra característica da pesca de barranco é a região especial em que ela é praticada. Os barrancos podem ser íngremes ou suaves e podem ser muito traiçoeiros se não souber explorá-los adequadamente. Cuidado com pedras, dentro e fora da água; pedras lisas, pontudas, escondidas podem provocar graves acidentes.

Os barrancos podem oferecer perigos diversos, como buracos inesperados, paus e vegetação rasteira envolvente. Cuidado ainda com a profundidade da água:

  • Se o barranco é muito íngreme, é comum que, abaixo da linha de água, exista uma boa profundidade (mas, podem existir degraus também);
  • Se o barranco é suave, é mais provável que a maior profundidade fique mais distante da margem, acompanhando a inclinação reduzida do terreno.

Cuidado com os equipamentos

Leve os equipamentos necessários para a pesca de barranco e varie seu uso. O caniço, por exemplo, terá curto alcance, dada a sua capacidade de distância reduzida. Para ampliar essa capacidade, será necessário o uso de molinete ou carretilha. Muito cuidado, principalmente, na hora de arremessar, para que a linha não se enrosque na vegetação ou outros obstáculos. Procure manter, dentro do possível, os equipamentos limpos, evitando que areia e sujeira em geral comprometam seu desempenho.

Não faça barulho durante a pesca de barranco

Um dos segredos do sucesso na pesca de barranco é evitar ruídos em excesso, pois eles acabam assustando os peixes. Todo animal possui sentidos aguçados de autodefesa e vibrações estranhas são sinal de alerta para ele.

Gostou dessas dicas de cuidado em uma pesca de barranco? Vá preparado para sua atividade e procure evitar acidentes! Se já pratica pesca de barranco, deixe sua dica de cuidado especial!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×