6 dicas importantes para comprar carretilhas de pesca

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você está começando a pescar, deve ter algumas dúvidas sobre que tipo de equipamento utilizar. A discussão se é melhor utilizar carretilhas ou molinetes é permanente, mas tendo em vista a grande evolução sofrida pelos dois equipamentos ao longo da história, não podemos indicar um unicamente, pois cada um tem suas características e cada pescador acaba por escolher um conforme o seu estilo de pescar e tipo de pescaria que tende a participar, por isso não vamos nos aprofundar nesse debate.

Hoje vamos falar especificamente de carretilhas de pesca e o que deve ser levado em conta para se adquirir o equipamento certo para o propósito que você busca.

As carretilhas estão divididas em dois grandes grupos, as de Perfil Alto e as de Perfil Baixo; as primeiras são utilizadas para pescarias mais exigentes e com a pretensão de fisgar peixes maiores e mais pesado, as carretilhas de perfil baixo, por sua vez, são utilizadas em pescarias que exigem equipamento menos robusto, para pescar peixes mais leves e menores.

Que tal conferir algumas dicas importantes para comprar as carretilhas de pesca sem errar?

Avalie o preço

Talvez esse seja um dos mais controversos temas relativos a compra de equipamento de pesca, pois existem equipamentos de todos os valores e níveis diferentes. Mas para saber o que comprar você deve conhecer o seu estilo de pesca e como você gosta de praticar.

Existem carretilhas de pesca de R$100 confiáveis, mas que não atendem as exigências de quem já sabe do metiê. Por outro lado existem carretilhas de pesca de R$2000 que só podem ser aproveitadas por completo se você tiver completo domínio do que faz, sendo assim não desperdice dinheiro investindo no que você não conhece.

Perguntar a opinião dos seus companheiros de pescaria é sempre interessante, pois ajuda você a aprender e a poder saber como deve montar seu equipamento.

Leve em consideração a frenagem

O uso dos sistemas de freio das carretilhas de pesca  é muito importante, pois é com esse sistema que fez o lançamento da linha e se fisga o peixe. É no freio que se controla a criação das cabeleiras no lançamento e utilizar a linha e a configuração errada desta para o peso do peixe pretendido pode dificultar muito o trabalho do pescador.

A questão dos freios de carretilhas de pesca também gira em torna da escolha frente aos freios magnéticos e centrífugos, pois tem características diferentes, sendo o magnético melhor para o lançamento de iscas leves e o centrifugo melhor com lançamento de baixa e média rotações da carretilha. Mas ainda temos os equipamentos com freios mistos que unem as vantagens destes dois tipos de freio.

Equilibre o peso

Como já mencionamos, a carretilhas de pesca é parte do seu conjunto de equipamentos de pescaria. Dessa maneira, é importante compreender que a carretilhas de pesca  deve combinar em peso com a vara.

Se você tiver uma carretilhas de pesca  muito grande e pesada você provavelmente cansará muito mais e isso encurtará sua pescaria. Por isso siga a logica de pensar uma carretilha compatível com o peixe pretendido.

Considere os rolamentos

Uma das partes mais sensíveis da carretilhas de pesca são os rolamentos, elementos responsáveis pelo manuseio da linha nesse material. Os rolamentos devem ser de um material resistente, pois é necessário que realmente aguente ao que se propõe, independendo do peso que a embalagem promover.  Por isso sempre leve em conta a quantidade e a qualidade dos rolamentos adquiridos.

Avalie o gerenciamento de linha

Além dos rolamentos, quando se compra uma carretilhas de pesca se deve prestar atenção na taxa de recolhimento de linha e na profundidade do carretel, capacidade que a carretilha tem de armazenar linha.

A taxa de recolhimento é referente a facilidade que o pescador terá para recolher a linha e quanto maior a taxa mais rápido se recolhe uma linha e a profundidade do carretel é importante tanto para saber o tamanho da linha que se pode usar quanto a sua espessura.

Garanta conforto e durabilidade

Esse é um ponto que é unicamente de escolha do usuário. Características como o tamanho da carretilhas de pesca, a o uso dela na mão esquerda ou direita, preferência por um equipamento mais leve e que fica mais confortável na mão do pescador e a durabilidade que o equipamento terá são questões que você deve avaliar para garantir seu conforto ao usá-la.

Esses pontos ficam próximos as questões relativas ao preço, pois geralmente as carretilhas de pesca mais leves e mais resistentes são mais caras, mas em compensação o equipamento dura mais, e o conforto não deixa de ser importante para o pescador, pois é como a atividade é praticada por muito tempo é inegável que o equipamento deve ser agradável.

Agora que você aprendeu a comprar carretilhas de pesca, que tal compartilhar suas experiências e opiniões com a gente? Que saber mais saber mais sobre como melhorar o rendimento da sua pescaria, continue acompanhando os posts do nosso blog!

Confira outras dicas de pesca fazendo o download do nosso guia de pescaria agora mesmo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×