Aprenda a conservar carretilhas e molinetes com estas 6 dicas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Carretilhas e molinetes são acessórios que ajudam na pescaria, garantindo melhores resultados – e melhores pescados. Como algumas dessas peças são verdadeiros investimentos é preciso pensar em formas de mantê-los conservados e duráveis tanto quanto possível. Para conseguir esse resultado, confira os seis principais cuidados e aprenda como conservar esses itens.

Faça a limpeza regularmente

Após uma pescaria, especialmente a pesca de praia, é comum que carretilhas e molinetes fiquem sujos, como com resíduos da isca, sal e areia. Esse acúmulo de sujeira em longo prazo pode levar a uma fadiga do material, o que pode ocasionar a fratura.

Para evitar que isso aconteça, a cada ciclo de pescarias faça uma limpeza correta e completa nesses acessórios.  Delimite um número máximo de três a cinco pescarias antes de proceder à limpeza, que deve ser feita, normalmente, com querosene.

Seque todas as peças

Também é importante que após as limpezas todas as peças sejam secas adequadamente, pois caso contrário você poderá terminar com peças oxidadas ou componentes que podem terminar completamente inutilizados. Para que a limpeza traga resultados positivos, portanto, é necessário que ocorra uma secagem eficiente.

Não se esqueça de lubrificar

Somente a limpeza, entretanto, não será o bastante para conservar suas carretilhas e molinetes. Por isso, na hora de limpar lembre-se também de lubrificar cada peça. A graxa é mais indicada para engrenagens, enquanto o óleo fino é indicado para os rolamentos.

Quanto melhor for o lubrificante escolhido, melhor será o desempenho da carretilha ou molinete e também maior será a sua duração.

Use os produtos corretos

Não é porque a lubrificação é necessária que você pode utilizar qualquer produto, como vaselina ou uma graxa que endureça com o tempo. O ideal é sempre apostar em produtos bem emolientes, ou seja, bem líquidos e que operem nas temperaturas corretas, até porque o atrito do rolamento e da linha eleva a temperatura local.

Guarde corretamente

Assim como as varas devem ser transportadas preferencialmente em tubos, o ideal é que você use protetores macios, absorventes e de rápida secagem para transportar carretilhas e molinetes. Além de evitar que esses itens fiquem em contato com a água oriunda da pescaria e que pode oxidar os rolamentos, você também protege os acessórios de quedas e impactos.

Peças feitas com grande quantidade de carbono, por exemplo, são mais frágeis e podem se romper com um impacto mais forte. De maneira semelhante, o alumínio tende a sofrer uma deformação mais facilmente e por isso é preciso tomar cuidado no transporte.

Tenha cuidado ao desmontar

Para fazer a limpeza e a lubrificação completas é necessário desmontar as carretilhas e molinetes peça a peça. Se esse processo não for feito com cuidado, na hora de montar novamente você pode errar a posição ou a ordem, o que levará a possíveis travamentos e até mesmo rupturas. Por isso, tenha cuidado ao desmontar e faça o processo de modo que saiba exatamente qual peça vai primeiro e qual é a posição correta.

Para conservar carretilhas e molinetes as questões mais importantes são a limpeza, o transporte e a lubrificação, garantindo que os seus itens durem por muito mais tempo. Você tem alguma dica para conservar esses acessórios? Comente!

Quer conferir outras dicas para uma pescaria de sucesso? Faça o download do nosso guia de pescaria e esteja preparado para sua próxima aventura!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×