Aprenda a escolher o molinete certo para sua pescaria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Embora molinetes sejam considerados, erroneamente, materiais específicos para novatos na pesca, eles podem trazer diversas vantagens para a sua pescaria, inclusive esportiva. Para que você não perca eficiência, entretanto, é necessário escolher o modelo correto e por isso aprenda agora o que considerar na hora de fazer a sua compra. Que tal ver algumas dicas para escolher o molinete certo para sua pescaria?

Escolha o material do molinete

Uma das características mais importantes de serem avaliadas para escolher o molinete certo é avaliar de qual material ele é feito. Os mais comuns atualmente incluem alumínio, magnésio, grafite e aço inoxidável.

Os de alumínio possuem resistência ao impacto menor do que o de grafite, sofrendo menos alterações estruturais. Os de grafite e de aço inox, entretanto, possuem uma resistência muito maior à água salgada, enquanto o de magnésio é o mais indicado para pescarias em água doce. Há também os molinetes que misturam dois materiais, como os com corpo de grafite e carretel de alumínio, aliando as vantagens de cada um.

Avalie a precisão do arremesso

Em relação a carretilhas, molinetes possuem uma precisão de arremesso um pouco menor, mas isso pode ser corrigido com a escolha certa. Caso seja necessário realizar um arremesso mais preciso, o ideal é optar pelo molinete do tipo spincast, considerado ultraleve. Como seu sistema é todo interno, a linha sofre menos atrito durante a liberação, fornecendo maior precisão.

Pense no tipo de pesca

Uma pesca mais pesada requer um molinete de alumínio, já que ele aguentará um impacto mais intenso. De modo semelhante, se você pretender fazer uma pesca oceânica o ideal é optar pelo molinete de grafite ou de aço inox, que possuem melhor resistência à corrosão. Essa escolha deve ser feita porque o alumínio pode sofrer com os chamados pites, um tipo de corrosão causada pelo sal presente na água.

Caso a pesca em água salgada seja mais pesada, entretanto, podem ser escolhidos molinetes fabricados com um tipo de liga metálica resistente à corrosão.

Os molinetes de alumínio também são mais indicados para o caso de pesca vertical ou tipo corrico, já que garantem uma vantagem na disputa com o peixe.

Considere a facilidade de uso

Em alguns casos é necessário um molinete que funcione de maneira mais leve e mais suave. Se for essa a sua necessidade de pesca, os molinetes com mais rolamentos são os mais indicados, já que possuem um desempenho mais facilitado.

Avalie o tipo de vara

Se você escolher um molinete muito pesado, poderá sobrecarregar a sua vara de pesca, fazendo com que você perca eficiência no lançamento e até mesmo no recolhimento. Por isso, varas mais finas e mais leves pedem molinetes igualmente mais leves e menores. Já as varas mais resistentes permitem escolher molinetes mais robustos.

Adapte ao tipo de linha

Além de pensar no tipo de vara você também deve adaptar a escolha do seu molinete ao tipo e tamanho de linha que você pretende utilizar. Cada molinete possui uma faixa que indica o tamanho possível de linha e, por isso, você deve avaliar o conjunto de vara e linha para escolher o molinete correto.

Com diversas opções, os molinetes se adaptam a praticamente todos os tipos de pescaria e de necessidades. Avaliando-se o conjunto de equipamentos, intenção de uso e material do molinete, você conseguirá encontrar a melhor opção para seus objetivos. Qual molinete você usa?  O que você considera na hora da compra? Comente compartilhando suas experiências!

Quer conhecer outras dicas para se preparar melhor para uma pescaria? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×