Como escolher a carretilha certa para a sua pesca

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Utilizar o equipamento certo irá determinar o sucesso da sua pescaria do final de semana, afinal, o momento tão esperado ao longo da semana precisa ser prazeroso e não um mar de problemas. A carretilha é uma parte importante do seu equipamento e precisa de cuidado na hora da compra. Mas como escolher a carretilha certa para a sua pesca? Confira algumas dicas para acertar na compra!

Carretilha de perfil baixo x Carretilha de perfil alto

As carretilhas são divididas em dois grupos: perfil baixo e perfil alto. A principal diferença entre elas é que a carretilha de perfil alto possui um freio maior do que a carretilha de perfil baixo, facilitando a briga com o peixe. Além disso, a carretilha de perfil alto comporta mais linha do que a de perfil baixo. Com relação ao peso, a de perfil baixo acaba sendo mais leve, o que a torna mais prática, porém essa leveza faz com que seja um equipamento mais frágil.

O importante ao escolher entre as duas é pensar no tipo de peixe que você deseja pescar: se for de pequeno porte, prefira as de perfil baixo, para os de porte grande, prefira as de perfil alto. Tendo isso em mente, você já poderá decidir se a escolha correta para você é uma carretilha de perfil baixo ou de perfil alto.

Invista em uma boa marca

Para acertar na escolha da carretilha, invista também em uma boa marca e que tenha avaliações positivas dos usuários. Nem sempre a melhor carretilha é a mais cara, mas tenha em mente que pagar um pouco mais poderá garantir qualidade maior. As carretilhas Magna são uma ótima aposta já que possuem preço acessível e durabilidade.

Atenção à estrutura

Tenha bastante atenção à estrutura da carretilha, já que modelos de perfil baixo costumam ser feitos em grafite, o que garante mais leveza. Com o tempo o material pode prejudicar a pesca, desalinhando as engrenagens da carretilha e fazendo com que seja necessária a troca. Por isso, prefira carretilhas com estrutura de metal, como alumínio, por exemplo, porque apesar de mais cara, a peça irá durar mais tempo.  

A carretilha Caster 200 é um ótimo exemplo de boa estrutura, já que ela é toda feita em alumínio, assim como a carretilha Pacifica 400 ou a Corvalus 400.

Relação de recolhimento

Outro ponto importante que deve ser observado na hora da compra é a relação de recolhimento da carretilha, que é o número de voltas que o carretel dá na hora de recolher a linha. As carretilhas de perfil baixo têm uma relação de recolhimento maior que as carretilhas de perfil alto, o que as tornam mais rápidas e excelentes para iscas de superfície. Porém, quanto mais rápida a relação de recolhimento da carretilha, menor será a tração proporcionada. Por isso, se você precisar de mais tração, invista nas carretilhas com relação de recolhimento menor.

Se você deseja uma carretilha com mais tração, aposte no modelo Black Max 30 que possui relação de recolhimento de 4.3:1. Já se você deseja mais rapidez, aposte no modelo Brisa GTO, que possui relação de recolhimento de 7.3:1.

Analisando as características de cada modelo e tendo em mente o tipo de peixe que você deseja pegar, será fácil saber como escolher a carretilha certa para sua pesca. Cite qual é a sua carretilha preferida nos comentários, e troque ideias com outros amantes da pesca!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×