Como escolher um motor para a prática de pesca esportiva?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca esportiva é muito praticada em todo o mundo, inclusive no Brasil. É um hobby apreciado pelos amantes da natureza e que gostam de se divertir de forma saudável e sem agressões ao meio ambiente. Na hora de comprar o seu material de pesca, escolha tudo com muito cuidado e depois de muita pesquisa.

Porém, os cuidados não se referem somente à vara de pescar, ao molinete ou carretilha, à linha, ao anzol – na hora de comprar um motor para sua embarcação, é preciso ter cuidado também. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer a melhor escolha do motor para a prática de pesca esportiva!

Qual o melhor combustível?

Apesar do preço mais elevado, os motores a diesel são mais econômicos, apresentam maior durabilidade e exigem menos manutenção. São recomendados para lanchas acima de 40 pés. A vida útil de um motor a gasolina gira em torno de 15 anos; a de um motor a diesel costuma ser duas vezes maior. Os motores a gasolina são mais baratos e apresentam, de modo geral, desempenho melhor.

Usar quantos motores em uma pesca esportiva?

Usar um só motor na pesca esportiva é bom porque reduz o peso na embarcação, contribuindo para que se exija menos da própria potência do motor. Dois motores é uma forma de se garantir no caso de um deles falhar. A utilização de dois motores costuma ocorrer em barcos com mais de 30 pés, sendo que são obrigatórios se a embarcação ultrapassar os 36 pés (para garantir melhor potência por causa do peso do barco).

Dois motores também facilitam a atracação, que em barcos maiores costumam ser mais complicadas. Do ponto de vista econômico, comprar um só motor significa menos custos tanto na compra quanto na manutenção.

Escolher qual potência?

A potência está muito associada a um melhor desempenho do barco na pesca esportiva, mas nem sempre isso acontece. Motores mais potentes custam mais e aumentam o peso na embarcação (o próprio equipamento pesa mais e os tanques de combustível devem ser maiores por causa do maior consumo). Embarcações mais antigas são, de modo geral, mais pesadas e precisam de motores mais potentes.

Confira algumas indicações de especialistas:

  • Lanchas até 23 pés: potência mínima de 1 hp para cada 10 kg;
  • Lanchas acima de 23 pés: essa relação aumenta conforme o uso que se faz da embarcação;
  • Barcos deslocantes a motor (tipo trawlers): 1 hp / 125 kg.

Motor de popa ou centro-rabeta?

Embarcações com até 24 pés geralmente usam motor de popa, instalado externamente na parte traseira. Motores de popa ocupam menos espaço e são bons para pescas em águas mais rasas por poderem ser erguidos mais altos que os de centro-rabeta. Funcionam somente a gasolina e oferecem excelente relação peso-potência. A potência deles varia entre 135 hp a 430 hp.

Existem motores de popa de dois tempos (carburação/injeção eletrônica) e quatro tempos (injeção eletrônica), sendo que os de quatro tempos costumam ser mais econômicos e poluir menos. Já os de centro-rabeta são indicados para lanchas de 24 a 40 pés. Sua colocação é interna, acoplados à rabeta e à hélice. São quatro tempos (injeção), ocupam menos espaço e melhoram o equilíbrio e a navegação, podendo ser a gasolina ou a diesel.

Em que águas pretende pescar?

Em águas abrigadas (rio ou mar), aconselha-se o uso de barco de pesca com motor elétrico de popa ou 15 hp. Em mar aberto, use lanchas com mais de 26 pés e dois motores de popa/centro-rabeta com, no mínimo, 150 hp de potência.

Faça uma boa opção quando for escolher seu motor para pesca esportiva! Já costumava seguir essas dicas? Deixe sua dica de como escolher um bom motor! Faça seu comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×