Conheça os tipos de carretilha disponíveis no mercado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você gosta de passar seu tempo livre e momentos de lazer pescando, provavelmente entende um pouco sobre materiais de pesca. Mas o que será que você sabe sobre carretilhas? A maior parte das pessoas sabe muito pouco e não aproveita tudo que estes instrumentos têm a oferecer. Veja neste artigo os principais tipos de carretilha encontrados no mercado e incremente ainda mais a sua pesca!

As carretilhas de perfil alto (redondo) e de perfil baixo (anatômico)

Vamos começar dividindo as carretilhas de pesca em dois grupos: as de perfil alto e as de perfil baixo. Ambos os tipos possuem os mesmos componentes, mas trazem formatos diferentes. A carretilha de perfil alto possui um aspecto cilíndrico e é mais comprida. Enquanto isso, a de perfil baixo é mais achatada e tem a característica de uma maçaneta.

A carretilha de perfil baixo é utilizada para pesca de arremesso. Ela apresenta mais recursos, é mais leve e prática e ainda garante maior controle e precisão – tudo isso sem torcer a linha. Já a carretilha de perfil alto consegue armazenar mais comprimento de linha e tem maior força de tração; porém, ela oferece menos recursos e é mais pesada.

Os níveis de carretilhas

Podemos dizer que as carretilhas são divididas em vários níveis, que vão de leve até extrapesada. Cada uma é utilizada para determinado objetivo, dependendo do tipo de peixe que se espera capturar ou da bitola da linha de pesca:

  • A carretilha leve é usada para peixes de pequeno porte e bitola da linha de pesca inferior a 0.3 mm;
  • A carretilha média é muito usada em pesqueiros, e suporta bitola da linha de pesca entre 0.28 mm e 0.45 mm;
  • A carretilha médio-pesada é comum para a pesca de diversas espécies de peixes de couro, e bitola da linha de pesca entre 0.45 mm e 0.55 mm;
  • A carretilha pesada é ideal para a pesca de peixes de couro de grande porte, como a pirarara. Ela é usada também com bitola da linha de pesca acima de 0.6 mm;
  • A carretilha extrapesada é mais indicada para pesca oceânica e para bitola da linha de pesca acima de 0.9 mm.

A diferença entre carretilha e molinete

Como você com certeza já deve saber, um pescador pode usar tanto carretilhas quanto molinetes. Todavia, há uma grande diferença entre essas duas peças. O molinete é um mecanismo um pouco mais simples. Ele é a melhor opção para o arremesso de iscas leves e contra a direção do vento. Além disso, não acarretam as cabeleiras. Porém, ele gera maior atrito da linha, que fica torcida facilmente.

Já a carretilha é mais indicada para lançamentos precisos a grandes distâncias. Porém, é complicada de se usar – e bem mais pesada também. A escolha entre carretilha e molinete vai depender muito do conjunto que o instrumento fizer com a vara. O tamanho, o modelo e o peso da vara precisam ser compatíveis com o mecanismo escolhido para o recolhimento da linha. Além disso, é claro, também deve haver conformidade com o estilo de pescaria que você pretende realizar.

E então, entendeu um pouco melhor sobre os tipos de carretilha disponíveis no mercado? Qual é o modelo que mais se adequa ao seu estilo de pesca? Compartilhe sua opinião e também tire suas dúvidas com a gente sobre esse assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×