Conheça os tipos de linha de pesca disponíveis no mercado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Todos nós sabemos que um dos momentos mais desapontantes para quem costuma pescar acontece quando deixamos um peixe ir embora. Em muita situações a culpa dessa falha é atribuída à qualidade da linha de pesca, mas você tem mesmo certeza que está usando a linha de pesca ideal e da maneira correta?

Pensando nessa situação preparamos esse artigo para você! Conheça os tipos de linha de pesca disponíveis no mercado e descubra como cada uma delas pode lhe ajudar no momento da pesca! Confira logo abaixo!

Tipos de linhas de pesca com diâmetros diferentes

Uma das características mais importantes que permitem que os tipos linhas de pesca no mercado sejam diferentes é o diâmetro – também chamado de bitola, espessura ou “grossura da linha de pesca”. Apesar de todos esses nomes, o que essa característica indica é muito simples: ela representa o diâmetro da linha de pesca medido em milímetros. Cada linha de pesca com diâmetro diferente tem uma utilidade diferente.

A regra básica para escolher o tipo de linha de pesca correta com relação a essa característica é: quanto maior o diâmetro que a linha de pesca possui, maior também é sua resistência para o peso e desgaste. Entretanto, é bom levar em conta que esse tipo de linha de pesca mais resistente apresenta menor comprimento que as de modelagem mais “fina”.

Avalie se seu objetivo principal durante a pesca é ter mais resistência ou mais linha, para escolher a linha de pesca ideal.

Tipos de filamento de linhas de pesca

Quando falamos em tipos de linha de pesca, uma das primeiras questões que surge tem relação com as diferenças de acordo com o seu filamento. Para entendê-las, é necessário conhecer os dois tipos de filamento básicos:

Monofilamento: filamento único

São linhas de pesca que são formadas por apenas um filamento. Geralmente, esse tipo de linha de pesca é composta por nylon (poliamida) e possui uma elasticidade que pode variar de 15% a 30%. Os adeptos desse tipo de linha de pesca destacam principalmente sua vantagem com relação ao custo benefício e versatilidade.

Multifilamento: vários filamentos em uma única linha

São linhas de pesca constituídas por vários filamentos que se unem, podendo ser trançadas ou fundidas. Graças a essa característica, esse tipo de linha de pesca acaba proporcionando uma maior resistência a peso e menor elasticidade – o que ajuda na hora de perceber e responder rapidamente às fisgadas.

Apesar das vantagens, é interessante saber se você possui uma vara que comporta esse tipo de linha de pesca, como as que possuem passadores revestidos de titânio, e que conseguem regular o freio da sua carretilha com menos frenagem.

Linhas para pesca a fundo

Esse tipo de pesca, que pode ser feita tanto em lagos profundos como em alto mar, exige um material com boa flexibilidade, pois ela precisa passar pelos passadores sem produzir muito atrito. Outro aspecto importante é que, para essa modalidade de pesca, recomenda-se uma linha de pesca que também  contenha menos elasticidade.

Por esse motivo as linhas de monofilamento e fluorcabono são indicadas para pescas a fundo.

Linha de pesca à bóia

A linha de pesca ideal para carretilhas de bóia precisa ser resistente à ruptura e também abrasão, por esse motivo, geralmente elas são mais finas e precisam contar com uma boa flexibilidade. Esses tipos de linha de pesca também devem proporcionar que a isca tenha um comportamento realista na água.

Uma boa opção para esse tipo de pescaria podem ser as linhas com alta resistência à tensão e abrasão, mas que também não corroem, devido ao passador de porcelana.

 

Conhecendo melhor os tipos de linha de pesca disponíveis no mercado, você já sabe conferir qual é o modelo ideal para sua pescaria? Conte para nós qual produto você está procurando!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×