Conheça os tipos de molinete disponíveis no mercado

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você é praticante de pesca e não abre mão de uma boa aventura no final de semana, prepare-se para uma dica valiosa. Com certeza você já deve ter se questionado sobre o melhor tipo de molinete para usar em suas pescarias.

Fora do Brasil ele é chamado de spinning reel e para decidir qual o melhor tipo de molinete é preciso ter em mente qual o tipo de pesca a ser realizada e, inclusive, das espécies de peixe que se pretende pescar. Confira agora os tipos de molinete existentes no mercado e suas respectivas finalidades.

Seguindo o padrão de todo e qualquer equipamento de pesca, os tipos de molinete são divididos de categorias ultraleves a extrapesados.

Ultraleve e Leve

Esses tipos de molinete são classificados em ultraleve e leve por comportar linhas de 0,14 e 0,18 mm e de 0,18 a 0,28 mm, respectivamente. O uso de molinetes proporciona fácil arremesso mesmo com vento no sentido contrário.

Você não terá dificuldades em reconhecer um molinete ultraleve. Eles são pequenos, levíssimos e com certeza cabem na palma da sua mão. Devido ao seu peso reduzido, o conjunto todo não poderá ultrapassar aproximadamente 300 gramas.

Médio

Os tipos de molinete médio comportam linhas de 0,28 a 0,37 mm. Hoje o mercado disponibiliza uma infinidade de modelos de molinetes, possibilitando que o pescador escolha a peça mais adequada para montagem do seu equipamento. Por isso, se pintar alguma dúvida sobre o tamanho certo do molinete, pense na harmonização e equilíbrio do equipamento como um todo.

Pesado e Extrapesado

Nesta categoria, as linhas utilizadas nesses molinetes vão de 0,37 mm a acima de 25 libras. Algumas pescarias em “barras pesadas” requerem equipamentos mais resistentes que suportem arremessos que ultrapassam os 150 metros. Para tanto existem os tipos de molinete pesados e extrapesados que, juntamente com o equipamento adequado e equilibrado, cumpre papel primordial para obtenção de bons resultados em pescas pesadas.

Atenção, os molinetes não devem ser usados como guindastes para rebocar a pesca, mas sim como uma maneira eficiente de alcançar distâncias mais longas, recolher a linha de pesca e evitar a perda do peixe.

Gostou das dicas de hoje? Deixe nos comentários o tipo de molinete que você mais usa em suas pescarias!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×