Equipamento para pesca em alto mar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Equipamento para pesca em alto mar? Nós da Cremonesi, te ajudaremos!

A pesca em alto mar é uma das modalidades de pesca esportiva que mais atrai praticantes no Brasil. Para a prática da pesca em alto mar são necessários equipamentos específicos, que auxiliem o pescador a alcançar o seu objetivo, pescando o peixe que busca ou as espécies disponíveis na região da atividade. Desse modo fizemos uma seleção de equipamentos interessantes para quem está interessado em começar ou evoluir na pesca em alto mar, mesmo que cada região de prática possua suas próprias características especificas – como profundidade e tipos específicos de peixes, o que eventualmente pode alterar as orientações.  Confira logo abaixo!

Varas de pesca

Para arremessos longos, muito usuais em pescas em alto mar, é interessante ter uma vara de pesca em torno de dois metros de comprimento, o que permite uma certa facilidade no recolhimento das linhas. Se a ideia é ir um pouco mais fundo, para pegar peixes maiores, é bom ter varas de pesca um pouco mais robustas, com até 80lb (36kg) de resistência, e um pouco mais curtas, até 1,60m, para que a flexibilidade do equipamento não atrapalhe na fisgada.

Quando o assunto é corrico, varas de pesca em torno de 1,70m ajudam para conseguir bons resultados, entendendo que é sempre bom pensar que peixe está bom naquele dia e adotar a linha correta para fisgar com segurança. Mas e se você quiser ir mais fundo? Para conseguir peixes maiores em maior profundidade, o equipamento deve ser ainda mais preparado. 

As varas de pesca e linhas de pesca devem ser compatíveis entre si, pois caso as linhas suportem mais peso do que as varas, o equipamento pode vir a quebrar. Portanto conheça os peixes comuns na região da pescaria e se prepare com o equipamento compatível. Também não é bom você ter equipamentos muito fortes para peixes pequenos, pois isso pode espantá-los.

Carretilhas ou molinetes

Os molinetes levam vantagem em pescas em alto mar, principalmente para iniciantes, em função das cabeleiras geradas pelas carretilhas, e porque permitem arremessos mais longos. É importante entender que a carretilha e o molinete, assim como a linha e vara, são interdependentes, então quanto maior a vara e a linha, mais capacidade a carretilha e molinete devem ter – tanto em função das capacidades de recolhimento de linha, para aguentar o peso suportado pela linha. 

Portanto quanto maior o alvo, maior o tamanho de folga da linha, o que geralmente exige molinetes específicos para cada tamanho de linha. Em um estágio extremo, para grandes peixes e grande profundidades, podemos pensar em molinetes capazes para mil metros de linha e capacidade que suporte o arrasto tanto dela quanto do peixe em questão.

Linhas de pesca

Linhas de pesca básicas para alto mar são aquelas com capacidades entre 20lb a 40lb, multifilamento, entre 0,50mm a 60 mm. Linhas medianas vão de 30lb a 80lb, multifilamento, de 0,60mm a 1mm com até 10m de comprimento.

Ao aumentar a profundidade é necessário aumentar a capacidade, mas não o diâmetro da linha, pois caso aumente muito o diâmetro a linha pode se tornar pesada e afastar peixes. É possível utilizar linhas de aço eventualmente, quando for o caso de grande profundidade e peixes muito vorazes ou linhas bem fortes até 500lb.

Iscas naturais ou artificiais

Embora seja muito produtivo utilizar iscar naturais em pescas em alto mar, iscas artificiais tem também suas vantagens em função de sua grande variedade. Para um equipamento médio, iscas artificiais de 10 e 15cm são extremamente uteis mas, dependendo do peixe, são necessários outros artifícios como saias ou lulas artificiais para atrais a atenção dos mesmos.

Principalmente em grandes profundidades, é necessário também o uso de pesos, para ajudar a isca artificial a descer e atrair o peixe de interesse. Pesquise sobre o peixe de sua região e coloque em prática a técnica certa para fisgá-lo.

Para aproveitar uma pesca em alto mar com segurança aproveite e dê uma olhada também nos equipamentos de segurança disponíveis para pescadores.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×