Molinetes de fricção traseira ou dianteira: o que é melhor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os molinetes são usados para tracionar a linha de pesca. Existem tradicionalmente dois tipos de molinete, classificados quanto à sua fricção: o de fricção dianteira e o de fricção traseira. Conheça mais como funcionam e escolha o melhor para a pescaria que você gosta de praticar!

Em que consiste a fricção

A fricção de um molinete é a pressão que ele exerce sobre a linha de pesca durante a fisga do peixe. A devida fricção permite boa liberação da linha de pesca. Se a linha de pesca é liberada de forma suave, diminuem as possibilidades de perda do peixe por causa da ruptura da linha, abertura dos anzóis ou ferimentos na boca do peixe. Por isso, é importante escolher molinetes que tenham boa capacidade de fricção, diminuindo o atrito entre as peças.

Fricção dianteira: principais características

Algumas das principais características de um molinete de fricção dianteira são:

  • Regulagem em cima do carretel;
  • Discos maiores, mais largos;
  • Maior durabilidade;
  • Maior pressão sobre a linha e o carretel;
  • Melhor desempenho;
  • Menos acessibilidade.

Fricção traseira: principais características

As principais características de um molinete de fricção traseira são:

  •         Regulagem embaixo do chassi;
  •         Discos menos largos;
  •         Maiores possibilidades de desgaste;
  •         Menor desempenho;
  •         Acessibilidade maior.

Diferenças básicas entre os dois tipos de molinetes

De modo geral, o molinete de fricção dianteira apresenta maior eficiência e durabilidade que os molinetes de fricção traseira. A vantagem da fricção traseira é a acessibilidade, pois permite ajuste mais prático e rápido, contribuindo para maior comodidade.

As experiências, porém, comprovam a relativa superioridade do molinete de fricção dianteira. Fricção dianteira é mais aconselhável para evitar trancos e obter liberação mais suave da linha de pesca durante a fisga do peixe. Tudo vai depender da experiência do pescador em saber lidar com cada tipo de molinete.

Como regular a fricção dos molinetes

Independente de ser um molinete fricção traseira ou dianteira, é preciso que a fricção seja bem regulada para conseguir maior eficiência. A fricção ideal é aquela regulada em, aproximadamente, ¼ da resistência da linha. Para isso, monte a vara de pescar com o molinete, prenda a ponta da linha a uma balança de mola e aplique pressão sobre ela. Verifique, então, a que peso o molinete começa a soltar a linha de pesca. Regule a fricção até que o molinete comece a soltar a linha a ¼ da resistência dela.

Avalie outros pontos importantes nos molinetes

De qualquer modo, as opiniões são variáveis. Para determinados pescadores, ficção traseira e ficção dianteira podem apresentar resultados similares. A sua familiaridade com a fricção pode influir nos resultados durante a pesca. O importante é avaliar o custo benefício e a praticidade para escolher a melhor fricção. Como é bom sempre dispor de mais de um molinete, alterne entre eles e tire suas próprias conclusões!

Comente abaixo, diga qual é o tipo de molinete que você usa e qual acha melhor: o de fricção traseira ou dianteira? Compartilhe com outros leitores suas opiniões!

Quer conferir outras dicas de equipamentos indispensáveis para uma boa pescaria? Faça o download do nosso guia completo para pescaria!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×