Naturais ou artificiais, qual o melhor tipo de isca para pescar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você pratica a pesca e tem paixão declarada pela pescaria, com certeza você deve dedicar um tempinho especial para preparar seu equipamento. Mas mesmo com certa experiência na atividade, você já deve ter se perguntado qual é o melhor tipo de isca para pescar. As pessoas se enganam ao pensar que todo tipo de isca para pescar tem a mesma função e eficiência. Na verdade, elas possuem diferenças significativas entre si e apresentam desenvolturas diferentes dependendo do meio em que são inseridas, como em alto-mar, represas, rio, etc.

A isca é a peça mais importante de qualquer pescaria e, por isso, deve ser bem selecionada de acordo com a necessidade. No geral existem dois tipos de iscas para pescar: as iscas artificiais e as iscas naturais.

Para ajudar na escolha do melhor tipo de isca para pescar preparamos algumas explicações e dicas importantes para quem é fã da pescaria. Fique atento e explore da melhor maneira possível sua pesca!

Iscas artificiais

A pescaria com iscas artificiais é totalmente diferente da pescaria realizada com iscas naturais por diversos motivos, dentre eles o fato de que o tipo de isca artificial não tem odor nem movimento. Por isso, podemos considerar que pescar com iscas artificiais deixa a pescaria mais dinâmica, já que é o pescador quem deverá produzir os movimentos da isca.

O tipo de isca para pescar artificial pode ser de vários materiais como plástico, metal e até madeira. A pescaria realizada com este tipo de isca também é conhecida como pesca de arremesso e as iscas artificiais se subdividem em três grandes grupos: Iscas de Superfície, Iscas de meia-água e Iscas de fundo.

A principal vantagem das iscas artificiais, além da praticidade, é que cada tipo tem um estímulo especial desde a imitação do alimento preferido pelos peixes da região, capacidade de profundidade e até mesmo a emissão de sons que atraem os peixes.

Iscas naturais

Dentre os dois principais tipos de isca para pescar estão as iscas naturais. Também conhecidas como iscas vivas, elas são utilizadas em grande parte do território brasileiro mesmo com o “inconveniente” de ter que caçá-las antes de partir para pescaria. Este tipo de isca é igualmente eficiente, mas uma boa leitura do local de pescaria e conhecimento do peixe a ser fisgado são fundamentais.

Em água doce, por exemplo, é possível utilizar caranguejo, insetos, minhoca, rã e até mesmo frutas. Já em águas salgadas é recomendável o uso de camarão, lula, miolo de pão, peito de frango, sardinha e outros.

As iscas naturais exigem cuidados extras. O transporte das iscas deve ser feito cuidadosamente, de preferência armazenando-as em sacos claros que reflitam a luz, do contrário o saco absorve a luz e esquenta demais. O ideal é evitar o acúmulo de água e conservar as iscas bem acondicionadas em gelo ou enroladas em jornal.

Melhor tipo de isca para pescar

Há quem diga que o maior segredo do pescador é a isca. Fazer a escolha certa na hora da pescaria é fundamental. Mas mesmo com tantas regras, o feeling e criatividade do pescador é o que realmente conta no final. O tipo de isca escolhido pode fisgar espécies nativas em certas regiões e em outros lugares as iscas não apresentarem qualquer resultado.

O importante é fazer sempre um estudo prévio do local e saber quais espécies de peixes estão presentes ali. A partir disso fica bem mais fácil desenvolver uma técnica mais precisa sobre o tipo de isca ideal para pescar na região.

Gostou das dicas sobre o melhor tipo de isca para pescar de hoje? Compartilhe sua opinião nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×