O que é necessário para começar na pesca embarcada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca embarcada é uma das modalidades de pesca mais praticadas no Brasil, um dos países com maior extensão fluvial do mundo e com um litoral de mais de 7 mil quilômetros de extensão. Seja em rios, lagoas ou no próprio mar, a pesca embarcada pode ser praticada de inúmeras maneiras e para fisgar peixes vários tipos.

A pesca com barco tem algumas questões especificas que devem ser levadas em consideração. Então vamos a alguns fatos relativos a prática da pesca embarcada para você iniciar nessa prática:

Conhecendo o local da pesca embarcada

Conhecer o local da pesca embarcada vai além de saber os peixes que tem aquele local como ponto de passagem, mas também significa conhecer o local de acomodação. Ter conforto na acomodação vai de cada pescador, mas sempre é interessante conhecer toda infraestrutura do local base que os pescadores ficarão para que tudo possa sair como planejado, da alimentação ao atendimento médico, que tudo esteja garantido caso seja necessário.

Burocracia

A pesca embarcada tem algumas necessidades legais. Todos os pescadores devem ter autorização para pesca amadora ou profissional, e essas autorizações podem ser tiradas diretamente no site oficial do Ministério da Pesca e Agricultura pagando uma taxa.

Outra burocracia necessária é a documentação legal do barco a ser utilizado fornecida pela Marinha do Brasil. Cada local de pesca tem suas peculiaridade, por isso procure saber se o local que você for pescar são necessárias mais ou menos documentações.

Logística básica

A pesca embarcada depende da utilização de barcos, como o nome já diz, mas eventualmente é necessário se deslocar até um local apropriado para isso. E esse deslocamento tanto de pessoal quanto de equipamento é uma questão fundamental na organização do evento, pois caso o local seja distante de cidades ou vilarejos não é bom esquecer quaisquer equipamentos ou suprimentos básicos e de sobrevivência.

Modalidades populares de pesca embarcada

As três mais populares modalidades embarcadas são: corrico, que é a pesca com barco navegando em baixa velocidade com iscas soltas na água a uma distância que pode chegar até 60 metros; rodada, que é a pesca de rio com barco em baixa velocidade descendo junto a correnteza e arrastando as iscas no leito do rio; e a oceânica, que em geral se foca em grandes e médio peixes geralmente presentes e maiores profundidades.

Equipamentos

Deixe preparado todos os equipamentos de pesca embarcada para que na hora de fisgar algum peixe não falte nenhum apetrecho. Leve varas, suporte de varas, luvas, cinta de suporte, carretilhas e molinetes, iscas naturais e artificiais; Lanternas para pesca noturna ou no final da tarde, alicates para cortar iscas e anzóis, canivetes, isopor para armazenar os peixes pescados, saquinhos para guardar peixes e iscas vivas.

Organização e limpeza

Dependendo do local da pesca embarcada, os instrumentos acabam bem sujos e principalmente quando se pesca em água salgada é importante limpar os instrumentos logo após a pescaria para que não ocorram danificações nas varas, molinetes e carretilhas.

Da mesma forma é bom organizar com frequência o seu kit de pesca com iscas, anzóis, bois e chumbadas para que na próxima vez que precise encontre com facilidade seu apetrecho.

Não se esqueça de aproveitar

A pesca embarcada é um evento de diversão e relaxamento, por isso esse planejamento que citamos anteriormente é tão importante. Leve em conta os tópicos anteriores para que você possa aproveitar a pescaria, a natureza e a presença dos seus amigos ao máximo e não se estressar com as questões de última hora.

Você já praticou a pesca embarcada antes? Gostou das nossas dicas e sugestões? Compartilhe com a gente a sua experiência!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×