Quais as melhores chumbadas para pesca de praia?

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pescaria é uma atividade que pode ajudar a aliviar o estresse e é a opção de muitas pessoas para sair da rotina. Para ter sucesso e conseguir muitos pescados, entretanto, é preciso ter em mente as condições e equipamentos ideais. Na pesca de praia isso é ainda mais importante, já que existem condições como as ondas, o vento e o arraste provocado pelas ondas. Assim, na pesca de praia não é necessário apenas afundar a isca, como também manter o seu aporte – e para isso nada melhor do que a chumbada correta. Se você deseja melhorar os seus resultados na pesca de praia confira agora quais são as melhores chumbadas para pesca de praia.

Qual chumbada escolher para a pesca de praia?

A chumbada para pesca de praia adequada irá potencializar o seu arremesso e irá fazer com que ele tenha melhor desempenho aerodinâmico. Além disso, a chumbada ideal também fará com que você mantenha a linha de pesca sem vibrações ou repuxos, deixando-a o mais esticada possível. Assim, conheça os melhores tipos de chumbada para a pesca de praia e como eles agem:

Chumbadas triangulares

A chumbada para pesca de praia do tipo triangular é ideal para quem deseja fazer arremessos mais curtos, mas que deseja um aporte maior. Nesses casos, essa chumbada se fixa melhor à areia do fundo do mar, mantendo a posição desejada. Também é mais indicada para casos em que o mar esteja mais agitado, já que as ondas exercem pressão na linha e, portanto, na chumbada, tirando-a do lugar. São exemplos desse tipo a chumbada pirâmide comum e chumbada triângulo.

Chumbadas arredondadas

Já a chumbada para pesca de praia que é arredondada possui melhor desempenho aerodinâmico e, portanto, é ideal para longos arremessos. Apesar disso, dependendo do modelo ela pode não se fixar muito bem na areia da praia e isso deve ser considerado em seu uso. Também existem algumas chumbadas arredondadas que deixam a isca móvel até que o peixe seja capturado, como é o caso da chumbada oliva. São exemplos desse tipo: a chumbada carambola, beach bomb, arroz, bolinha e oliva, dentre outras.

Chumbadas com garra

A chumbada para pesca de praia com garra, por sua vez, é ótima para ser usada como curinga, já que se adapta a condições de mar mais calmo ou mais agitado. Esse tipo de chumbada conta com algumas hastes metálicas e miçangas que ajudam a melhorar a fixação. Quando ocorre o recolhimento, entretanto, essas hastes são desativadas e não prejudicam o processo. A chumbada garra e a chumbada beach bomb com garras são exemplos desse modelo.

Avalie as condições do mar

Escolher a chumbada para pesca de praia certa está diretamente relacionado às condições do mar, já que um mar de ressaca pede um aporte muito maior do que um mar mais calmo, por exemplo. Por isso, separe os equipamentos corretamente ao avaliar a condição do mar previamente. Você também pode optar por chumbadas curingas, que sirvam para ambas as condições do mar, como é o caso da bomba com hastes ou a do tipo garra.

Escolha o peso correto

Independentemente do tipo de chumbada para pesca de praia escolhida por você é fundamental que ela não possua um peso muito maior ou muito menor do que o especificado pela vara. Se você escolher uma chumbada leve demais a vara de pesca não irá trabalhar e o lançamento será insatisfatório. Se, por outro lado, você escolher uma chumbada pesada demais a vara corre o risco de não aguentar no lançamento. Por isso, dê atenção ao valor indicado na vara para escolher a chumbada adequada.

Com isso, ao saber quais são as melhores chumbadas para pesca de praia, você não vai mais sofrer com lançamento sem aporte ou com distância inadequada. Observe também o conjunto de condições do mar e da vara e passe a ter resultados ainda melhores.

Que chumbadas você usa nas suas pescarias? Conte para a gente! Quer conhecer outras dicas para se preparar melhor para uma pescaria? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×