Quais os tipos de vara de pescar disponíveis no mercado?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um pescador que não conta com os equipamentos básicos para realizar a pesca não pode ser considerado um bom praticante desse esporte. O principal equipamento que todo bom pescador deve ter é a vara de pescar e é preciso saber escolher o modelo ideal para o estilo de sua pescaria naquele momento. Existem diversos tipos de vara de pescar disponíveis no mercado, cada uma atendendo a uma necessidade e desejo do pescador. Se você ainda tem dificuldade de encontrar o tipo de vara de pescar ideal para você, que tal dar uma conferida nesse artigo? Preparamos um pequeno guia para lhe ajudar!

Fator que diferencia os preços das varas de pesca

De uma forma geral, o valor de uma vara de pescar é definido de acordo com os materiais usados em sua fabricação. Basicamente, quanto melhor e mais resistentes forem os passadores, a ponteira, o fixador do molinete e a carretilha e o design dos cabos, maior será seu preço de mercado. Por esse motivo tipos de varas de pescar diferentes apresentam também preços diferentes.

Classificações das varas de pescar

As varas de pescar são classificadas quanto ao seu comprimento, peso de arremesso, poder ou força, capacidade de peso e resistência de linhas e ações. No artigo “Como comprar uma vara de pescar” você pode conferir detalhes das classificações: Ultra lights (UL) ultraleve, Lights (L) leves, Médium (M) médias, Heavy (H) pesada e Musky.

Especificações por modalidade de pesca

Existe uma vara de pescar específica para cada modalidade de pesca. Além das populares desenvolvidas com varas de bambu, existem alguns modelos mais leves e resistentes fabricados com fibra de vidro, fibra de carbono e ligas mistas. Podemos dividir as varas de pescar em três tipos:

Variedade de caniços

Assim como os tipos de vara de pescar são diferentes, existe também uma grande variedade de caniços disponíveis no mercado e que são ideais para estilos de pesca diferentes. Os principais modelos são:

  • Fly – Para pesca com equipamento leve (mosca);
  • Baitcasting – Para lançamento de iscas em locais específicos;
  • Surfcasting – Para varas longas usadas em pescas de praia;
  • Pesca oceânica – Para integrar a equipamentos específicos;
  • Fixas ou lisas – Para pesca de espera.

Tipo de vara ideal para minha pescaria

O tipo de vara de pesca ideal para sua pescaria depende bastante do tipo de pesca que será realizada e do peixe que você busca. Como no Brasil temos uma grande variedade de espécie de peixes, é financeiramente impraticável obter uma vara de pescar ideal para cada um deles. Por isso, o ideal investir em varas de pescar que atendam bem nas modalidades mais frequentadas por você.

Por exemplo, se sua preferência é pela pesca embarcada de arremesso, como para o robalo em mangues e anchovas em espumeiro, é aconselhável adquirir materiais voltados para a pesca destes peixes. Nesse caso, em que é preciso fazer arremessos precisos, varas de pescar curtas de até 5,6 pés com resistência até 17 libras são recomendadas. Elas tendem a influenciar menos na movimentação no barco, não prejudicando a sua captura do peixe.

As varas de pescar de ação média permitem um melhor arremesso de iscas artificiais pequenas, proporcionando melhor apresentação ao trabalho lento com iscas de meia água (floating), com barbela (semi-deep) e suspensas (suspeding).

Com as varas de pescar de ação rápida o resultado também é excelente com iscas meia água (deep e ultra deep), que atuam em maiores profundidades. Na pesca da anchova, por exemplo, varas de pescar rápidas de cabos longos, a partir de 6,6 pés, garantem arremessos distantes e fisgadas mais rápidas e firmes.

Agora que tem um conhecimento maior sobre varas de pescar disponíveis no mercado, sabe dizer qual é o modelo ideal para a sua pescaria? Entre em contato com a gente e compartilhe suas opiniões e dúvidas sobre esse assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×