Qual o melhor barco para comprar e praticar a pesca esportiva?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A escolha de um barco para praticar a pesca esportiva é um passo muito importante para o pescador que busca aproveitar por completo seu período de descanso. A aquisição de um barco, por outro lado, sempre traz uma série de dúvidas aos pescadores em função da grande quantidade de opções disponíveis no mercado e como cada modelo pode ser melhor aproveitado.

No momento de escolher um barco os pescadores devem ter em mente que essa aquisição de também pode acarretar a aquisição de outros equipamentos além do próprio barco.  Desse modo, é sempre interessante que o pescador analise que tipo de pesca que quer praticar e onde quer utilizar o barco para não acabar adquirindo um equipamento que não comporte suas necessidades e expectativas.

Existem basicamente três tipos de barcos: os chatos, os semi-chatos e os convencionais. Os chatos geralmente são utilizados em águas mais calmas e os convencionais em águas mais agitadas, o semi-chato é o meio termo entre os dois anteriores, quando se consegue manter a estabilidade de um barco convencional e proporciona uma velocidade mais próxima a de um chato.

Abaixo vamos enumerar alguns tópicos que o pescador deve prestar atenção para e podem ajudá-lo a comprar o melhor barco que caiba no seu bolso. Confira!

A pesca esportiva demanda estabilidade

Águas agitadas demandam barcos com maior estabilidade tanto para conforto do pescador como para maior tranquilidade na prática da pesca esportiva. A estabilidade também está ligada à altura da borda do barco, pois em águas mais agitadas é necessário uma borda maior para proteger melhor a tripulação da água.

Nesse sentido, quando em águas calmas, barcos menos estáveis e com bordas mais baixas, como os barcos chatos, já podem oferecer uma boa pescaria.

Avaliar o peso do barco também é importante

Dependendo do equipamento que você se propõe a utilizar, e que peixes tem a intenção de capturar na pesca esportiva, você deve pensar em barcos mais estáveis e potentes para navegar. Se você sempre possui uma tripulação grande é bom pensar mm um barco convencional mais potente que comporte mais peso.

Para pescarias no mar, por exemplo, é sempre bom possuir um barco com borda mais alta em função das ondas, e esses tipos de barcos já são mais pesados, então é bom analisar motores mais potentes. E não se esqueça, o peso da âncora sempre deve ser levado em consideração.

Fique atento a potência do barco

A potência do barco utilizado para pesca esportiva deve ser considerada tanto com relação a sua estabilidade, quanto com relação ao peso, pois não adianta ter um motor potente para um barco muito leve, por exemplo, porque pode gerar acidentes.

Por outro lado, se você anda por águas calmas ou com pequenas marolas como de grandes represas, barcos semi-chatos podem proporcionar boa velocidade e estabilidade regular ao unir o melhor dos barcos chatos e convencionais.

Como cada pescador tem suas preferências tanto de varas quanto de linhas, a escolha de barcos para pesca esportiva não é diferente. Eles auxiliam ao pescador se aproximar de bons pontos de pesca com facilidade.

Quer saber mais sobre que motor escolher para o seu barco de pesca? Veja mais aqui nesse post do nosso blog!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×