Série “Onde Pescar”: os 3 melhores destinos para pesca na região Centro-oeste do Brasil

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A região centro-oeste do Brasil é procurada por turistas do mundo das paisagens exuberantes e do caráter quase intocável da região, santuário de tantas espécies terrestres e marinhos. Em busca desta grande variedade muitos praticantes da pesca esportiva procuram a região. Durante o outono e o inverno, quando não há restrições quanto a pesca é que a região recebe o maior numero de pessoas.

Do pantanal aos grandes rios, os destinos de pesca são de encher o olhos e é preciso mais de uma viagem para se aproveitar tudo que a região oferece aos pescadores, principalmente para se pescar boa parte das espécies que habitam os rios da região. Nós selecionamos os melhores destinos e te apresentamos o que tem de melhor em cada uma deles.   

Rio Paraguai

Um dos principais rios na formação do Pantanal, o rio Paraguai é um famoso ponto de pesca no Brasil. Ele é tão famoso que recebe anualmente o maior Festival Internacional de Pesca Esportiva, na cidade de Cáceres, Mato Grosso, que atrai pescadores do mundo todo. A época ideal para a pescaria na região é de março a outubro. Tudo isso tem um motivo, a região abriga uma infinidade de espécies de peixes entre eles o Pintado, Barbado, Dourados, Piracanjubas, Pacus e Piranhas.  

Com uma variedade de tão grande de espécies é preciso se preparar com os mais diversos equipamentos para conseguir fisgar de tudo um pouco: varas, iscas de pesca, molinetes e muito mais. Os anzóis devem ser amolados frequentemente, pois a maioria dos peixes na região pantaneira possuem boca óssea, que são muito duras e dificultam a penetração.

Rio Araguaia  

Divisa natural entre Goiás e Mato Grosso, o rio Araguaia é um dos locais de pesca no Brasil com maior variedade de espécies. Pintado, Tucunaré (açu, pintado, amarelo, paca), Pirarucu, Piaba, Piau, Barbado e mais algumas dezenas de espécies são os principais atrativos para quem quer voltar para casa e contar boas histórias.  

Para garantir o sucesso da pescaria no Araguaia alguns itens são fundamentais. Uma vara média, de fibra sintética ou bambu tratado, com uma boa carretilha ou molinete são essenciais, além de anzóis de vários tamanhos garantem o sucesso da pescaria.  

As épocas em que é possível realizar as melhores pescarias se concentram no fim do período chuvoso, entre março e abril e no final do ano entre outubro e novembro, quando as chuvas recomeçam. A temporada oficial compreende os meses de maio a setembro, quando é possível aproveitar o período de férias escolares para levar toda a família.  

Algumas cidades na região oferecem boa infraestrutura para os turistas, entre elas Arauanã em Goiás, que fica a 310KM da capital goiana, Bandeirantes, também do lado goiano, região famosa pelos grandes cardumes que ocorrem na região todos os anos. Do lado mato-grossense, São Felix do Araguaia possui uma natureza intocável em alguns trechos, além de ter aeroporto e voo diário partindo de algumas capitais brasileiras.

Rio São Lourenço

Para completar o circuito de pesca na região centro-oeste, situado na região do Pantanal Norte, o rio São Lourenço tem uma estrutura de pesca excelente, com praias, pauleiras, alguns pontos de corredeiras. A cidade que empresta o nome ao rio, São Lourenço de Fátima, é uma das principais cidades ribeirinhas. Ela tem estrutura hoteleira e fica próxima a capital, Cuiabá.  

Por ser um afluente do rio Paraguai, as espécies presentes nos dois ecossistemas são semelhantes. As principais espécies encontradas são o Surubim pintado, Pacu, Palmito, Piranha, Mandi, Abotoado e Jaú.  

É preciso se preparar para esta pescaria. As varas ideais para pescar no rio São Lourenço devem ser leves, com iscas de pesca pequenas como as artificiais Popper, Stick e Zara.  

Antes de arrumar a mala verifique seus equipamentos de pesca e mantenha a licença para pescar em dia. Agora é só marcar a próxima viagem para se divertir! Qual desses destinos que descrevemos aqui é o seu favorito? Conte para a gente!

Quer conhecer outras dicas para se preparar melhor para uma pescaria? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×