Épocas de pesca: quais as melhores para fisgar vários tipos de peixes?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Épocas de pesca: quais as melhores para fisgar vários tipos de peixes?

Quem adora ir para os rios ou mares sabe que existem melhores épocas de pesca dependendo dos objetivos e do tipo de peixe que se deseja. Embora algumas pessoas acreditem que isso é conversa de pescador, respeitar os ciclos da natureza é essencial, tanto para garantir boas pescadas, como para preservar as espécies.

Se você está começando agora no universo da pesca, ou já tem um pouquinho mais de experiência mas quer melhorar os seus resultados, continue a leitura e descubra as melhores épocas de pesca para vários tipos de peixes.

 

Melhores épocas de pesca em água salgada

A ideia é pescar em alto-mar ou na praia? Então saiba que os melhores meses para esse tipo de pescaria são: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Nesses meses, o calor faz com que os peixes fiquem mais próximos da superfície, principalmente os predadores que vêm em busca de alimento. Porém, isso pode depender muito da espécie. A Tainha, por exemplo, é mais fácil de ser pescada no inverno.

Para ter sucesso na pescaria em água salgada, contudo, é preciso considerar outros pontos como as fases da lua, as tábuas de maré e até mesmo a pressão atmosférica.

Em relação à maré, é importante pescar durante a cheia, pois é quando acontece uma movimentação maior dos seres que vivem sob a areia (e são alimentos naturais dos peixes).

A condição meteorológica também pode influenciar. O tempo nublado favorece a pesca por longas horas, enquanto os dias ensolarados permitem que a pesca seja feita apenas nas primeiras horas do amanhecer e do entardecer.

Os dias com muito vento não são favoráveis à pesca, assim como as épocas mais frias, quando as águas ficam muito geladas e afastam os peixes.

 

#Dica Extra

Ainda está difícil decidir as melhores épocas de pesca em água salgada? A dica é pescar um dia antes da lua cheia, devido aos efeitos que a lua causa na maré e nos peixes. Se não der, opte por fazer a pesca na fase da lua cheia, porque é quando os peixes estão mais agitados e próximos da superfície.

 

Melhores épocas de pesca em água doce

A pesca em água doce é a mais popular no Brasil. Apesar disso, também é importante considerar a sazonalidade adequada. Em geral, o recomendado é optar pelos meses mais quentes do ano, ou seja, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Porém, cada espécie pode ter suas peculiaridades, assim como o ambiente onde você deseja pescar. Veja algumas delas.

 

Tambaqui e Tambacu

O Tambaqui e o Tambacu são peixes de água doce muito procurados no Brasil e que costumam confundir o pescador, já que são bem semelhantes. De uma forma geral, o Tambaqui possui um corpo menos arredondado e mais comprido que o Tambacu.

Outra diferença é quanto a localização. Enquanto o Tambacu é mais comum no sudeste, o Tambaqui é regional dos estados do Norte do país – com águas mais quentes e difíceis de serem reproduzidas nos pesqueiros do sul e sudeste.

A melhor época do ano para pescar ambos é durante o verão, quando o calor agita os peixes e há mais água nos rios. Nos pesqueiros, essa também é a melhor época do ano. Via de regra, o mais recomendado é a pesca a partir do mês de outubro.

Isso não quer dizer que no inverno é impossível pescar a espécie. O Tambacu, como é mais resistente ao frio, pode ser pescado nos meses de inverno, especialmente em pesqueiros.

 

Dourado

O Dourado, conhecido como “rei do rio” é bastante característico do Pantanal, e também um dos peixes mais difíceis de serem fisgados. Para conseguir essa proeza, entre outras dicas, é importante escolher a época certa de pescaria.

O mais recomendado é durante os meses de fevereiro e outubro, pois as águas costumam estar baixando, o que faz com que as presas do Dourado fiquem mais abundantes. Assim, quando ele sai em busca de alimento, fica mais fácil de ser pescado.

 

Em relação ao horário, o melhor é optar pelos períodos do começo da manhã e o do final da tarde.

Pintado

O Pintado, ou Surubim, é um peixe muito desejado, principalmente graças a sua carne suculenta. Esse é um peixe grande, pode chegar a até 80kg, e exige bastante técnica do pescador.

As épocas de pesca do pintado variam entre junho e agosto. Perceba que, ao contrário dos demais, esse peixe é mais fácil de ser pescado no inverno. Essa é uma dica importante para quem deseja pescar os pintados de tamanhos maiores. Se esse não é o seu caso, ele pode ser pescado durante todo o ano.

 

Em quais épocas a pesca é proibida?

Além de saber quais as melhores épocas de pesca, também é importante ficar atento para quando a prática é proibida, evitando multas e colocar as espécies em risco.

 

Piracema

A Piracema é a época de reprodução dos peixes e se caracteriza pelo movimento que os cardumes realizam nadando contra a correnteza (rio acima) para alcançar as nascentes e cabeceiras do rio, a fim de realizarem a desova.

Como esse é um período de extrema importância para a reprodução e a manutenção das espécies de peixes, é terminantemente proibida a pesca. A lei federal proíbe que, nesse período, seja realizada a captura, transporte e o armazenamento de espécies nativas.

Essa época também é chamada de Defeso e é estabelecida por meio de portarias e instruções normativas.

Quem for flagrado desrespeitando a Piracema terá que pagar multa, ter o material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental. A Polícia Militar Ambiental é a responsável pela fiscalização.

Mas quando acontece a Piracema? Isso depende de cada bacia hidrográfica. E o período ainda tem duração diferente para cada espécie de peixe. De uma maneira geral, ela ocorre entre os meses de novembro a fevereiro.

Porém, a principal dica é pesquisar antes sobre as restrições de pesca na bacia hidrográfica onde você deseja pescar. Essas informações estão disponíveis no site do Ibama.

Durante a Piracema, contudo, é possível praticar algumas ações, como:

  • pescar em áreas não restritas na modalidade desembarcada e usando linha de mão, caniço simples e vara de pescar com carretilha ou molinete;
  • nas áreas não restritas, o pescador amador poderá pescar até 10kg de um exemplar, e o pescador profissional não tem limite de cota.

Em geral, as áreas não restritas são áreas particulares e represas, desde que estejam distante cerca de 500 metros dos rios e das nascentes.

 

Conclusão

Como você viu, é muito difícil estipular uma época exata em que é mais fácil pescar todas as espécies de peixe. Isso porque, cada espécie possui épocas de pesca distintas, e isso também varia para os peixes de água salgada e de água doce.

De qualquer forma, a dica é sempre pesquisar mais sobre a espécie que você deseja pescar e o local onde fará essa pesca. E, claro, não se esqueça de respeitar o período de Piracema, ou Defeso, permitindo que as espécies se reproduzam e continuem existindo para as próximas gerações.

Gostou de saber mais sobre as épocas de pesca? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×