5 cuidados que você deve ter durante a prática de pesca na praia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cremonesi-5-cuidados-que-você-deve-ter-durante-a-pratica-de-pesca-de-praia

A pesca na praia é uma das modalidades de pesca mais praticadas no Brasil, devido à nossa grande costa litorânea. Diferentemente da pesca de barranco e de outras modalidades embarcadas, a pesca de praia exige alguns cuidados especiais tanto com relação ao tipo de equipamento quanto às necessidades de segurança.

Desse modo, listamos abaixo algumas questões que se deve ter atenção desde o planejamento da pesca na praia até o dia da prática:

Equipamentos para pesca na praia

A pesca na praia, assim como algumas modalidades de pesca oceânica, exige o uso de equipamentos resistentes à ação do sal marinho e da areia nas engrenagens de molinetes e carretilhas. Além de possuir o equipamento apropriado, é necessário realizar a limpeza periódica dos mesmos com água doce para que se alongue ainda mais a vida útil do material.

Seguindo as regras

A pesca na praia também depende do pescador realizar o registro para pesca junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura. Sem o registro de pescador, o praticante pode ser autuado em meio ao seu lazer e, tendo em vista a facilidade de realizar tal registro, é de se entender que não vale a pena se estressar com isso.

Outro cuidado a ser tomado é com relação aos locais da orla apropriados para pesca, dessa maneira, o pescador não interfere nas áreas destinadas a banhistas ou a praticantes de outros esportes, como surfe.

Atenção à tábua de marés

A tábua de mares é uma das ferramentas mais úteis do pescador de praia, pois, com a descrição da maré, se pode compreender que peixes deverão estar mais perto da costa e em que horário isso vai acontecer.

Buscar mais informações sobre a tábua de marés também ajuda na melhoria da pescaria, pois, com a tábua, se pode identificar o melhor horário para recolher iscas naturais junto à margem e, assim, obter um maior sucesso na pescaria.   

Melhores iscas para pesca de praia

Na pesca na praia, as iscas artificiais funcionam muito bem, mas, a diversidade de iscas naturais, como citado antes, pode fazer render muito mais. Pequenos peixes, como sardinha, além de crustáceos, pequenas lulas, conchas, minhocas de praia ou pequenos camarões, podem ajudar o pescador a fisgar peixes bem maiores e mais espertos que raramente cedem a iscas artificiais na pesca a beira mar.

Perigos a serem evitados

O pescador de praia deve tomar alguns outros cuidados relativos ao local da sua pescaria. Se deve proteger do sol e dos mosquitos, para que a pescaria não se torne um evento a ser lembrado da maneira errada. É necessário tomar cuidado com raios, que são muito frequentes no Brasil e tem uma incidência ainda maior perto das praias, nesse caso o pescador deve procurar abrigo ou se manter o mais próximo do solo para não se tornar alvo de um raio.

Não seja a presa

Outro grande cuidado deve ser tomado com relação aos peixes e espécies venenosas – espécies como arraias e mães d’água, muito frequentes no litoral brasileiro. Além disso, bagres, com ferrões muito perigosos, e candirus, os famosos peixes de uretra, muito frequentes em regiões amazônicas, e outros tantos peixes e espécies venenosas típicas de cada região do país, devem ser levados em consideração no planejamento da pescaria.  

Para se ter uma boa pesca na praia, basta que ela seja bem planejada. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ter uma ótima diversão!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×