Os 5 locais mais procurados no Brasil para a prática de pesca de barranco

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A pesca de barranco é a modalidade de pesca esportiva mais praticada no mundo. É também a mais simples embora envolva alguns riscos específicos. Ela é indicada para os que gostam muito de verde, vegetação variada, silêncio e de testar suas habilidades em superar obstáculos por etapas.

Esse roteiro é para os pescadores que apreciam a pesca de barranco e querem experimentar locais diferentes! Confira a seguir cinco locais ideais para praticar esse tipo de pescaria no Brasil!

Rio Araguaia

O Rio Araguaia atravessa os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Depois de percorrer 720 km, ele se divide em dois braços que envolvem a Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do mundo). Apresenta um desnível de cerca de 570 metros até a Ilha do Bananal. O ambiente em torno do Rio Araguaia é belíssimo, natureza pura, com ampla diversidade de espécies vegetais e animais (capivaras, bugios, aranquã, vitória-régia, etc.).

Ideal para a pesca de barranco por causa das irregularidades do terreno e por se tratar de uma modalidade de pesca liberada na região. O rio é o mais procurado para pesca de barranco no estado de Goiás. Alguns dos peixes encontrados são: mandubé; barbado; pintado; matrinxã; mandi; pacu; jacundá; surubim; chicote e piranha.

Rancho da Serra

Local destinado à pesca de uso privado, com ótima infraestrutura para receber os hóspedes. Situa-se em pleno Pantanal, no estado de Mato Grosso, às margens do Barranco Vermelho, na margem direita do Rio Taquari, a 20 km do centro de Coxim.

Possui uma área de 5000 metros, dois chalés (um com capacidade para oito pessoas e outro com capacidade para 16 pessoas) e pousada com seis apartamentos. Oferece pesca de barranco com cevas e trato. Peixes da região: piau; palmito; pacu; bagre; barbado; jaú; juropoca; pintado; cachara; lambari e dourado.

Rio Jauru

Rio da Bacia do Paraguai com 390 km de extensão, localizado na cidade de Jauru, no Mato Grosso. Nasce na Chapada dos Parecis e deságua no Rio Paraguai. Nele, se pratica especialmente a pesca de barranco, mas ainda são comuns a pesca embarcada, em rodada e em barco apoitado.

Em suas margens, fica a Pousada Clarão da Lua, para os que desejam conforto e guias orientados para a pesca de barranco. É um dos rios mais piscosos do Pantanal, oferecendo grande variedade de espécies: dourado; surubim; pintado; pacu; barbado; cachara; juropoca; jurupensem; piraputanga e lambari.

Ribeira de Iguape

Localizada em São Paulo, na altura do município de Iguapé. Possui área rica em manguezais, considerada um dos cinco maiores criadouros marinho do mundo. O Vale do Ribeira tem ecossistemas aquáticos (Rio Ribeira, mar e estuário) e terrestres (mangue, duna, restinga). Depois do Rio Ribeira até o deságue no Atlântico, tem 34 km de extensão (sendo que, parte de suas águas não deságua diretamente no oceano, mas no Mar Pequeno). Principais tipos de peixes: dourado; piau; lambari; tilápia; carpa; bagre; curimbatá e traíra.

Rio Juma

Afluente do Rio Madeira, o Juma localiza-se a sudeste de Manaus, capital da Amazônia. É uma região repleta de rios, florestas alagadas e margens expostas com muitos barrancos onde afloram peixes grandes, como o tucunaré.

A região do Rio Juma consolidou-se como um lugar de turismo ecológico e pesca esportiva, assim como a pesca de barranco. As pescarias são realizadas preferencialmente no verão. Espécies de peixes: tucunaré-açú; pirarucu; jaú; bicuda; traíra; aruanã; apapa; piranha preta e, ainda que não seja comum, é possível encontrar peixes como dourado e cachara.

Quando for pescar em barranco, considere um desses lugares! Conhece algum deles? Registre a sua opinião, compartilhando suas ideias!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×