Saiba o que não pode faltar em um kit de primeiros socorros para pesca

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cremonesi-Saiba-o-que-nao-pode-faltar-em-um-kit-de-primeiros-socorros-para-pesca-esportiva

Sempre é bom andar prevenido. Por isso, ao partir para sua pescaria, seja ela em alto mar ou costeira, seja pesca de barranco ou fly, leve consigo um kit de primeiros socorros. Esses kits foram desenvolvidos para serem usados mesmo por pessoas sem grandes conhecimentos médicos. O importante é que contenha os produtos necessários para as eventuais situações que possam se apresentar. Confira o que não pode faltar em seu kit de primeiros socorros para pesca!

Remédios de uso pessoal

Se depende de remédios controlados, como medicamentos para hipertensão, depressão ou problemas cardiovasculares, leve sempre seus remédios no kit de primeiros socorros para pesca. Deve tomá-los no horário certo, conforme a prescrição médica. Se, sendo portador de uma dessas doenças, sentir-se mal no dia planejado para a pescaria, evite sair e marque o programa para outro dia. Com a saúde não se brinca e sempre é possível deixar a diversão para depois.

Antitérmicos, antigripais, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos

Dores de cabeça são comuns e nada melhor que um bom analgésico para tomar nessas horas (Dorflex, Anador, Miorrelax, Doril). Em certas regiões com muita vegetação ou umidade, podem ocorrer febres como as arboviroses (provocadas devido à presença de muitas árvores e caracterizadas por hemorragias) – por isso, é bom munir-se com antitérmicos, como dipirona e paracetamol no kit de primeiros socorros para pesca.

Os antibióticos serão úteis no caso de picadas de insetos, de cortes (muito cuidado com os anzóis) e outros ferimentos (existem pomadas e remédios orais). Previna-se também com antialérgicos, levando medicamentos de uso tópico e oral (eles podem combinar bem com os anti-inflamatórios e antibióticos).

Gazes, esparadrapos e curativos em geral

Existem diferentes tipos de gazes:

  • Em compressas, embrulhadas separadamente;
  • Em ataduras, na forma de rolos;
  • Em chumaço (para os olhos).

Leve rolos de esparadrapo e embalagens com curativos adesivos (Band-Aid). Eles são muito úteis para proteger cortes e feridas do contato com o ambiente externo, evitando infecções.

Antissépticos, álcool e algodão

Existem antissépticos como água oxigenada, iodo, mercúrio cromo e mertiolate. Esses produtos servem para limpar e desinfeccionar feridas, bem como para acelerar o processo de cicatrização e, por isso, devem sempre estar presentes no kit de primeiros socorros para pesca. O álcool também pode ser utilizado para limpar feridas e ajudar na cicatrização, prevenindo contra a ação de fungos, bactérias e vírus. Leve sempre algodão, que vai ser muito útil na aplicação desses e de outros medicamentos.

Produtos para proteger a pele

Durante a pescaria, é possível que fique exposto demasiadamente à radiação solar, seja no barco, seja em terra. Para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta, leve protetor ou bloqueador solar. Use também cremes hidratantes, principalmente se tem pele sensível demais e ficará exposto à salinidade, à umidade, ao ressecamento, ao contato com a vegetação e com a poeira.

Leve pomadas especiais para a pele, como Hipoglós, e repelentes contra insetos, que costumam ser muito ativos em determinadas regiões. Previna-se contra as queimaduras e leve cremes especiais (em alguns casos mais simples de queimaduras, eles funcionam; exemplos: Nebacetin, Unguento e Dermazine).

Sabão

O sabão neutro é muito indicado para lavar feridas e cortes e deve estar presente no seu kit de primeiros socorros para pesca. Sabão e água mostram-se muito eficientes em certas ocasiões.

Outros itens valiosos para se ter em um kit de primeiros socorros para pesca

Leve também tesoura pequena para cortar os curativos, pinça, termômetro, seringa, alfinetes de fralda, bolsa para água quente (serve para luxações e dores), cotonetes, vaselina esterilizada e vidro de vinagre.

Embora pareça muita coisa, o kit de primeiros socorros para pesca comporta tudo de forma prática e organizada. É sempre melhor prevenir-se! Avalie o local em que vai pescar e reúna os itens mais necessários.

E você, costuma precaver-se em suas pescarias esportivas? O que leva em seu kit de primeiros socorros? Contribua com este post e deixe sua dica!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×