5 equipamentos que farão a diferença durante a sua pescaria

1
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para muitos homens, pescar é uma diversão e um esporte. É bom estar em contato mais íntimo com a natureza, com o mar ou o rio. Também é uma forma de cultivar a saúde e certas habilidades. Mas, para pescar é necessário ir preparado, munido de todos os equipamentos necessários para garantir uma atividade satisfatória. Confira a seguir cinco equipamentos que farão a diferença em sua pescaria!

Vara de pescar

Também chamada simplesmente de caniço, é um equipamento fundamental. Antigamente, as varas eram feitas de madeira fina flexível; depois, o bambu passou a ser usado e, finalmente, a fibra de vidro.

Atualmente, existem varas de diferentes materiais além dos já citados, como nylon, epóxi e metal. A vara de fibra de carbono e grafite ocupa posição de destaque. Existem os caniços maciços ou tubulares (ocos), inteiriços, divididos em seções ou telescópicos, que são os mais fáceis de carregar. Conforme a modalidade de pescaria praticada, as varas podem ser quanto ao peso e tamanho:

  • Leves;
  • Médias;
  • Pesadas;
  • Ultrapesadas.

Molinete ou carretilha

O molinete também tem sua classificação:

  • Ultra leve (de menor tamanho, aceita linhas de 3 a 5 libras);
  • Leve (aceita linhas de 5 a 12 libras);
  • Médio (aceita linhas entre 12 e 30 libras);
  • Pesado (aceita linhas acima de 30 libras, são os maiores e exigem muita técnica para seu manuseio).

O molinete ou carretilha é um aparelho usado para recolher a linha, mas também de grande importância no momento do arremesso e da “fisgada”. O sistema de tração do molinete é fundamental para suportar os “arranques” do peixe, preservando a linha e mantendo a presa sob controle. Existem ocasiões em que o uso do molinete é mais adequado; em outras, é melhor optar pela carretilha – vai depender do tipo de peixe ou modalidade de pescaria. Muitos alegam que a carretilha tem maior capacidade de armazenamento, é mais forte, permite arremessos mais longos e tem a vantagem adicional de não torcer a linha. Mas, está sujeita às “cabeleiras”, emaranhado de linha que ocorre após um arremesso mal executado. Ela é muito indicada para a pesca embarcada.

Linha de pescaria

A linha é fabricada em nylon em monofilamento ou mulfilamento. Conforme o peso que suportam, as linhas podem ser de 6, 12, 20, 30, 50, 80 e 130 libras. No Brasil, elas são classificadas conforme a espessura em milímetros: 0,10; 0,20; 0,40; 0,60; 0,80; 1,00. Para escolher o melhor tipo de linha, deve-se considerar o restante do equipamento, o tipo de peixe e de pescaria.

Isca

As iscas também são essenciais para sua pescaria. Elas são o atrativo para que o peixe seja fisgado. Podem ser iscas naturais, vivas ou mortas (minhocas, vermes, insetos) e artificiais (cuja utilização está crescendo cada vez mais), que imitam pequenos seres vivos em sua forma e som.

Com esse aparato, poderá ir para sua pescaria tranquilamente! Mas, não se esqueça de levar o cesto, chumbadas e boias para as iscas! Nem a sua comida e água! E proteção contra o sol ou a chuva! Sempre carrega esses equipamentos quando vai à pesca? Qual a modalidade de pescaria que mais gosta? Que tipo de vara, molinete, anzol e isca costuma usar? Comente abaixo, falando sobre suas experiências!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×